A Microsoft Brasil, em parceria com a International Data Corporation (IDC), divulgou um estudo sobre “O Potencial de Transformação da IA para as Organizações de Governo no Brasil”.
O material visa identificar as principais barreiras e benefícios associados à adoção da IA fornecendo um guia estratégico para líderes de TI e decisores governamentais.
Entre os tópicos abordados pelo estudo está o aumento da produtividade proporcionado pela adoção da IA na automação de tarefas rotineiras e repetitivas, fazendo com que os servidores públicos se concentrem em atividades mais complexas e estratégicas.
Outro tema destacado no documento é como a utilização de chatbots e assistentes virtuais equipados com IA pode melhorar a eficiência dos canais de atendimento, reduzindo o tempo de espera de serviços públicos e aumento na satisfação dos cidadãos.
A adoção da IA, segundo o estudo, também tende a facilitar a análise de grandes volumes de dados, o que permite alcançar conclusões importantes para ajudar na formulação de políticas públicas mais eficazes e baseadas em evidências.
A aplicação de IA na análise de dados também é indicada para identificar desvios e fraudes, o que garante uma melhor aplicação dos recursos públicos.
O estudo destaca a necessidade de desenvolver sistemas de IA mais transparentes, além de implementar medidas que visem a proteção de dados para garantir a privacidade dos cidadãos.
“Para uma jornada de IA bem-sucedida, é essencial focar na gestão eficiente e na qualidade dos dados, investir na formação contínua dos servidores públicos e estabelecer políticas claras de governança e ética, garantindo a conformidade do uso dessa tecnologia com regulamentações de proteção de dados e a transparência nos processos”, explica Ronan Damasco, diretor de tecnologia da Microsoft Brasil.
A Microsoft colabora com instituições acadêmicas, organizações de pesquisa e governos para promover a adoção ética e responsável da tecnologia IA.
A IDC aponta um mercado muito promissor para as tecnologias ligadas à IA no Brasil.
Em 2023, o total de gastos com infraestrutura de tecnologia, software e serviços de TI associados a projetos e funcionalidades de IA chegou a US$ 3,2 bilhões no país, segundo o estudo “IDC Worldwide AI & Generative AI Spending Guide, Feb/2024”, e é esperado um crescimento superior a 30% ano contra ano dos gastos do setor público neste tópico ao longo dos próximos 3 anos.
“Novos casos de uso baseados em IA generativa estão surgindo e evoluindo, fazendo com que organizações no setor público busquem ampliar seu entendimento e capacitação sobre IA, de forma a traduzir o potencial dessa tecnologia em valor para os cidadãos na forma de serviços mais abrangentes e amigáveis, e para os servidores na forma de ferramentas e soluções que aprimoram a qualidade de seu trabalho e sua produtividade”, comenta Luciano Ramos, country manager da IDC no Brasil.
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