Microsoft anuncia novos computadores Copilot+
A tecnológica promete disponibilizar ao mercado os computadores Windows mais rápidos e inteligentes alguma vez criados.
A Microsoft anunciou os novos computadores Copilot+, a mais recente categoria de computadores Windows desenvolvidos para potenciar a utilização de Inteligência Artificial (IA).
Com esta novidade, a tecnológica promete disponibilizar ao mercado os computadores Windows “mais rápidos e inteligentes alguma vez criados”, graças à integração “de um novo e potente chip silicon” capaz de processar mais de 40 TOPS (trillion operations per second).
Integra ainda uma bateria com duração para todo o dia, “e acesso aos modelos de IA mais avançados, permitindo a cada utilizador de Copilot+ fazer um conjunto de tarefas que não consegue fazer em qualquer outro computador”.
Mais especificamente, a Microsoft introduziu nestes modelos uma arquitetura totalmente nova capaz de aliar o poder da CPU, GPU e de uma nova Unidade de Processamento Neural (NPU) de elevado desempenho.
Ligados e melhorados através de grandes modelos de linguagem (LLMs) – executados a partir do Azure Cloud – e em conjunto com pequenos modelos de linguagem (SLMs), “os Copilot+ conseguem atingir um nível de desempenho nunca antes visto”, anuncia a Microsoft.
Os novos Copilot+ podem proporcionar “ainda até 22 horas de reprodução de vídeo ou 15 horas de navegação na Web” com um único carregamento, podendo mesmo alcançar uma autonomia de bateria para um dia inteiro, diz a Microsoft.
A nível de segurança, todos os computadores Copilot+ saem da caixa previamente protegidos. O processador Microsoft Pluton Security é ativado por predefinição em todos os Copilot+, que introduzem um conjunto de novas funcionalidades, atualizações e predefinições no Windows 11 que facilitam a segurança dos utilizadores.
Outra das grandes novidades dos novos Copilot+ é a função de pesquisa e recuperação de informação melhorada.
Graças à opção Recall, é possível a cada utilizar aceder virtualmente a tudo o que viu ou fez no computador, como se fosse uma memória fotográfica, uma vez que os Copilot+ “organizam as informações de acordo com o utilizador”.
Isto permite ajudar a recordar coisas que a pessoa se possa ter esquecido e encontrar o que procura de uma forma mais rápida e intuitiva.