Mercado de tablets em queda no Brasil
A venda de tablets teve uma queda de 26% no Brasil, diminuindo 529,2 mil aparelhos no primeiro trimestre de 2023.
A venda de tablets teve uma queda de 26% no Brasil, diminuindo 529,2 mil aparelhos no primeiro trimestre de 2023.
Os dados são da International Data Corporation (IDC) e surgem no estudo IDC Personal Computing Devices Tracker Q12023.
No segmento corporativo, as vendas recuaram 57%, para um total de 149,9 mil tablets, e no varejo houve crescimento de 4%, para 379,3 mil.
Na avaliação de Renato Murari de Meireles, analista da IDC Brasil, os principais responsáveis pelos números mais baixos foram o Governo e o setor de Educação, representando 66% da queda.
“Entendemos que o governo, nos âmbitos federal e regional, ainda está em período de reestruturação e planejamento, e os investimentos que serão destinados a tecnologia estão passando por avaliações. Como isso, vimos uma forte retração no primeiro trimestre de 2023, puxando todo o resultado do período para baixo”, disse este responsável.
No sentido oposto, o aumento nas vendas no varejo se deve, segundo a organização, a uma mudança no perfil de consumo, com uma demanda por equipamentos mais robustos e que deu lugar a preços mais altos.
Vale lembrar que as vendas dos tablets sofreram queda no mundo todo. Ainda assim, a IDC acredita que as fabricantes e varejistas terão grandes desafios para enfrentar ao longo de 2023.
Na verdade, para os demais meses de 2023, a projeção é de retração nas vendas tanto para consumidores finais (B2C) quanto para demais empresas (B2B), com respectivas quedas de 2% e 55%.