MCTI fortalece parceria com IBM na área de computação quântica
Um dos assuntos em cima da mesa foi a criação de um Centro de Competência em Tecnologia Quântica.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, se reuniu com o vice-presidente da IBM para Crescimento e Mercados Quantum, Joseph Broz, para aprofundar parcerias na área de computação quântica no Brasil.
Na reunião, foi discutida a criação de um Centro de Competência em Tecnologia Quântica.
“Esta é uma parceria estratégica e muito cara para nós. Queremos reafirmar a nossa disposição em ampliá-la”, disse a ministra.
“O Brasil tem aprofundado conhecimento e inteligência em todas as áreas estratégicas e disruptivas, mas precisamos de ferramentas e parcerias, sobretudo por causa do volume de investimento necessário para que esse conhecimento seja desenvolvido e realizado”, completou ainda.
Ao longo do encontro, a ministra falou sobre iniciativas brasileiras nesta área, como a Rede MCTI Softex de Tecnologias Quânticas Computacionais, criada pelo MCTI em parceria com Softex em fevereiro de 2022.
A rede busca fomentar o sistema brasileiro de computação quântica, ao integrar as ações do governo aos centros de pesquisa startups: “Nosso intuito é preparar o Brasil para essa transição quântica.
Além disso, a ministra lembrou da parceria entre a IBM e a Embrapii, organização social vinculada ao MCTI, que visa dar acesso aos cursos da IBM Skills Academy às unidades da Embrapii presentes em instituições de educação, e da chamada aberta da Embrapii para criação de um Centro de Competência em Tecnologias Quânticas, dedicado a encurtar o acesso das empresas nacionais às soluções de ponta nessa área.