Categories: Inovação

MCTI fortalece cooperação científica bilateral com Argentina

O retorno do Brasil à Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e a retomada da cooperação científica com a Argentina marcaram a visita oficial do presidente Lula e da delegação ministerial ao país vizinho.

Na ocasião, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) firmou acordos bilaterais que fortalecem e ampliam a parceria estratégica com a Argentina.

“O Brasil já teve uma balança comercial bastante robusta, que já foi o dobro do que é hoje. Isso precisa ser restabelecido. É o conceito do ganha-ganha: ganha o Brasil, que gera emprego e renda e fortalece as empresas, e ganha a Argentina”, afirmou a ministra do MCTI, Luciana Santos.

Ela enfatizou ainda o retorno do Brasil à CELAC, que realizou a VII Cúpula em Buenos Aires na última terça-feira (24 de janeiro): “O Brasil precisa contribuir para a integração regional. É o compasso da geopolítica mundial. Não há como ter forças se não se sustentar uma base econômica, social e de prosperidade na região.”

Já o chanceler argentino Santiago Cafiero afirmou, durante a abertura da VII Cúpula da CELAC, “apenas com mais ciência, tecnologia e a inovação, a região poderá se desenvolver de forma inclusiva e equilibrada”.

No que diz respeito aos acordos bilaterais, foram assinados dois, que fortalecem a aliança estratégica: o Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Ciências Oceânicas e o Programa Binacional em Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Programa Binacional organiza a cooperação em diferentes frentes e reconhece a necessidade de um plano de ação para o próximo biênio (2023-2024) abrangendo oito áreas prioritárias: Pesquisa Nuclear, Ciências do Mar e Antártica, Transição Energética e Ambiente, Tecnologia da Informação e Comunicação, Pesquisas em Saúde e Nanotecnologia.

Claudia Sargento

Recent Posts

Eduardo Almeida assume novas funções na Informática

A região vem experimentando um crescimento constante, segundo dados divulgados.

4 horas ago

Delfia mostra soluções de serviços gerenciados em TI

Empresa de curadoria de jornadas digitais aborda reorganização no portfólio para entrega estratégica de serviços.

18 horas ago

iOS 18 já está disponível no iPhone

No Mapas da Apple, é possível acessar milhares de trilhas de parques nacionais dos Estados…

2 dias ago

Perfil ambidestro do Grupo Stefanini se torna case

Antes que a IA se tornasse o hype atual, o Grupo Stefanini decidiu, há 13…

2 dias ago

Nações Unidas e IBM juntas na Equidade Energética

Trata-se de dois modelos que se complementam e que, entre eles, fornecem dados de mais…

2 dias ago

G20 quer esforço internacional para reduzir assimetrias em IA

O MCTI pautou a necessidade de os países em desenvolvimento não serem meros consumidores de…

3 dias ago