A ministra Luciana Santos participou, em Brasília, da abertura da reunião interna do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).
Foram debatidos temas como a participação dos estados no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e a inclusão das secretarias estaduais em outros planos de assistência técnica e financeira do governo federal.
“Os estados têm uma importância estratégica na consolidação da Política Nacional de Ciência e Tecnologia, e o MCTI está aberto ao diálogo para o fortalecimento do pacto federativo. É um trabalho em parceria que entende a ciência e tecnologia como indutores do desenvolvimento nacional”, afirmou a ministra.
Durante a reunião, o secretário-executivo do MCTI, Luis Fernandes, apresentou um panorama do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, recomposto em 2023.
O fundo conta com cerca de R$ 10 bilhões para investimentos em inovação: “Queremos discutir como podemos expandir ações conjuntas com os estados por meio do FNDCT.”
Para o presidente do Consecti, Silvio Bulhões, o objetivo da reunião é assegurar uma participação cada vez mais ativa dos estados, fortalecendo o setor. Além dos secretários estaduais de ciência e tecnologia, o encontro contou com a presença de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil (BID) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.
A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…
A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…
Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…
A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…
Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…