MCTI discute parceria com BID nas áreas de conectividade e digitalização
Ministra se reuniu com o chefe da Divisão de Competitividade, Tecnologia e Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) quer aprofundar a cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nas áreas de conectividade e digitalização dos serviços públicos de saúde e educação, além de ampliar o apoio à inovação.
Os assuntos foram discutidos pela ministra Luciana Santos com o chefe da Divisão de Competitividade, Tecnologia e Inovação do BID, Gonzalo Rivas.
“Precisamos ter uma estratégia não só pública, mas também para a iniciativa privada investir em inovação”, defendeu a ministra. “Também queremos ampliar a conectividade para diminuir a desigualdade do país e ampliar a digitalização nas escolas e no SUS”, acrescentou.
O MCTI já possui ações de cooperação com o BID, como o projeto Conexão Mata Atlântica e o apoio, por meio da Finep, à Rede Latino-Americana de Agências de Inovação.
“O ministério já tem uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e queremos fortalecer essa cooperação com os programas que já existem. Também estamos de portas abertas para novos projetos já que temos muitos desafios em comum”, destacou a ministra.
O diretor do BID ressaltou também a importância da formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
“Entendemos o impacto da conectividade para o desenvolvimento e sabemos da falta de mão de obra qualificada na área de tecnologia. É preciso pensar em cursos de certificação para formar pessoas especializadas avaliou”, completou Gonzalo Rivas.