O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai ampliar para 196 o número de vagas destinadas às unidades de pesquisa no próximo concurso público da instituição.
Além disso, vai destinar mais de R$ 50 milhões para a recuperação da infraestrutura e recomposição orçamentária das instituições.
Os anúncios foram feitos pela ministra Luciana Santos durante reunião com os representantes das 17 unidades de pesquisa em Brasília.
“Esse conjunto de medidas reflete o nosso compromisso e o nosso reconhecimento do papel fundamental que nossos institutos desempenham no desenvolvimento científico e tecnológico”, afirmou a ministra.
Luciana Santos disse que, por meio das unidades de pesquisa, o MCTI se faz presente em todas as regiões do Brasil e atua como indutor do progresso científico e tecnológico do país.
No encontro, a ministra também garantiu a manutenção do Programa de Capacitação Institucional, o PCI, em 2024. Segundo ela, o PCI é um instrumento valioso de apoio à execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação nas entidades através da concessão de bolsas desde o nível técnico até o pós-doutorado.
O concurso público do MCTI prevê o preenchimento total de 814 novas vagas para o ministério e entidades vinculadas. Desse total, 196 vagas serão destinadas para o cargo de analista em ciência e tecnologia nas unidades de pesquisa, um acréscimo de 38 novas vagas em relação à previsão inicial.
“O concurso é uma grande conquista. É uma solução estrutural para o principal problema que acometia as unidades de pesquisa”, reforçou o secretário-executivo do MCTI, Luis Fernandes.
A previsão é que, até o final de 2026, a pasta tenha contratado cerca de…
A empresa foi reconhecida em três categorias pelos cases desenvolvidos para clientes como SAMU, Comgás…
Novos modelos Granite 3.0 8B e 2B, lançados sob uma licença Apache 2.0 totalmente permissiva,…
O total de municípios que poderão contar com o 5G na faixa de 3,5 GHz…
Ferramenta monitora e entrega relatórios que permitem a solução de problemas de maneira a não…
O objetivo é transformar a cidade catarinense em um pólo que integra inovação, negócios, tecnologia…