MCTI ajuda na implantação de sistema alertas de desastres naturais
Em parceria com MMA, será construída estratégia para preparar os municípios para os fenômenos climáticos extremos.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai ajudar o estado do Rio Grande do Sul a implantar um sistema de monitoramento e alertas de riscos de desastres naturais similar ao Cemaden.
O assunto foi discutido com a secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stulp, que foi convidada para uma visita ao Cemaden, em São José dos Campos (SP).
“Vamos trabalhar na construção de um programa que tenha como foco a prevenção de desastres”, disse a secretária Simone Stulp.
“Precisamos discutir os desastres recorrentes e também os potenciais com o cenário de mudanças climáticas. É necessário não apenas nos prepararmos para o presente, mas também gerar sintonia para ações futuras”, acrescentou Osvaldo Moraes, diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos.
Ele disse ainda que o MCTI e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima vão construir uma estratégia para preparar os municípios para os fenômenos climáticos extremos. Para isso, será realizado um seminário científico nos dias 28 e 29 de setembro, em Brasília.
“A adaptação às mudanças climáticas exige ações coordenadas, e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem compromisso em prover informações científicas para contribuir com as discussões da agenda climática e para subsidiar as políticas públicas. Temos ainda o desafio de aumentar a conscientização e a percepção da sociedade a respeito da mudança do clima e os impactos que essas alterações já estão provocando em nosso cotidiano”, explicou a ministra Luciana Santos.