Embora a maioria das organizações já possua o Zero Trust ou esteja em processo de implementação, mais da metade “não consegue enxergar o Zero Trust em suas soluções, por essas não possuírem alguns conceitos básicos dessa arquitetura”.
Os dados são da Pesquisa Global sobre Zero Trust, da Fortinet, que contou com a participação de 472 líderes de TI e de Segurança de 24 países, incluindo Brasil.
O mesmo trabalho indica ainda que o aumento no volume e sofisticação dos ataques cibernéticos faz com que uma abordagem Zero Trust “seja fundamental para as empresas”.
Além disso, a mudança para a era do “trabalho de qualquer lugar” destacou ainda mais a necessidade do Zero Trust Network Access (ZTNA), “pois as organizações precisam proteger ativos importantes de funcionários que se conectam de redes domésticas mal protegidas”, refere a Fortinet.
“Com o cenário de ameaças em evolução, a transição para o trabalho de qualquer lugar e a necessidade de gerenciar aplicações com segurança na nuvem, a mudança da confiança para o modelo de Zero Trust é uma prioridade para as organizações. Nossa pesquisa mostra que, embora a maioria das organizações tenha algum tipo de estratégia de Zero Trust, elas ficam aquém de uma estratégia holística e lutam para implementar alguns conceitos básicos de segurança”, diz John Maddison, vice-presidente executivo de Produtos e CMO da Fortinet.
O relatório revela alguma confusão sobre o que compreende uma estratégia completa de Zero Trust, com 77% dos entrevistados afirmando que entendem os conceitos de Zero Trust e 75% que entendem os conceitos de ZTNA (75%), sendo que mais de 80% disseram já possuir uma estratégia focada em Zero Trust e/ou ZTNA em vigor ou em desenvolvimento.
No entanto, mais de 50% do entrevistados indicaram que não podiam implementar recursos básicos de Zero Trust.
Quase 60% não têm a capacidade de autenticar usuários e dispositivos de forma contínua e 54% têm dificuldade em monitorar usuários após a autenticação, diz ainda a pesquisa.
Essa lacuna “é preocupante”, considera a Fortinet, porque “esses recursos são princípios críticos de uma estratégia Zero Trust”.
App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…
Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…
São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.
A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…
A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…
Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…