Categories: economia

Lixo eletrônico: Brasil tem mais de 3,4 mil pontos de coleta

O Brasil caminha para ampliar o descarte adequado e o reaproveitamento do lixo a partir do Sistema de Logística Reversa, criado pelo Governo Federal em 2020.

A reciclagem de eletroeletrônicos, por exemplo, vem crescendo ano a ano a partir da inauguração de pontos de coleta desses materiais em 11 capitais brasileiras.

Assim sendo, geladeiras, micro-ondas, fones de ouvido e aparelhos de televisão em desuso, tem destino certo e podem ser descartados em mais de 3,4 mil pontos de coleta de lixo eletrônico, presentes em mais de 1,2 mil cidades em todo o país.

“Os excelentes resultados atingidos pelo setor” foram divulgados na última semana, durante evento promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, em que foram anunciados recordes no âmbito da logística reversa.

A ação, que conta com o apoio do Governo Federal, sensibiliza municípios e órgãos ambientais.

Só em 2021, “foram abertos quase dois mil pontos em mais de mil municípios – a meta do MMA é chegar a cinco mil pontos até 2025”.

Com isso, espera-se oferecer aos brasileiros “espaços específicos para o descarte e destinação correta do eletroeletrônico”.

Com a abertura dos chamados ecopontos, a coleta de eletroeletrônicos cresceu de maneira significativa, diz o Governo.

Enquanto em 2019 foram recolhidas “pouco mais de 16 toneladas desse material, em 2020 esse número passou para 105 toneladas e, em 2021, mais de 1,2 mil toneladas de lixo eletrônico foram recolhidos e deixaram de ser descartados no meio ambiente”.

“O Sistema de Logística Reversa foi criado para que ele retorne ao processo produtivo, reduzindo o descarte inadequado, gerando empregos, reduzindo emissão de gases de efeito estufa, além de reabastecer a indústria com matéria-prima, evitando nova extração de recursos naturais”, explica o secretário de Qualidade Ambiental.

Claudia Sargento

Recent Posts

CRMBonus confia à Delfia a segurança e blindagem de seu aplicativo de cashback

App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…

1 hora ago

NICE é escolha dos clientes em Contact Center as a Service

Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…

4 horas ago

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

1 dia ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

1 dia ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

1 dia ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

2 dias ago