Live commerce ganha maturidade e potencial para avançar este ano
É o que apontam os resultados conquistados por clientes do ecossistema Haus que utilizaram as transmissões ao vivo para ampliar suas vendas em 2021.
A pandemia provocou movimentos em vários setores e que vão continuar nos próximos anos.
Um deles é a live commerce, que ganhou ainda mais maturidade ao longo do ano de 2021.
Assim, foram muitas as marcas que reforçaram seus marketplaces para potencializar o contato direto com seus consumidores.
No ano passado, algumas empresas já começaram a fazer transmissões nas redes sociais, para um formato inovador de vendas online que integra transmissões ao vivo com o e-commerce e live commerce.
De olho nesta tendência, o ecossistema Haus, do Grupo Stefanini, viu mais de 30 clientes aderirem ao novo modelo para buscar bons resultados, especialmente durante a Black Friday, semana de promoções mais esperada pelas marcas do varejo.
E esse foi um indicador sobre o potencial de um mercado bastante promissor para este ano.
O consumidor brasileiro “é bastante engajado nas redes sociais, gosta de interagir e, ainda mais, de aproveitar descontos significativos que as marcas promovem nesse período”.
Em 2020, a Haus criou a solução de live commerce integrada às principais plataformas de e-commerce do mercado para as marcas venderem por este novo formato, sem precisar criar mais um canal de venda.
Agora, clientes da Haus como Dafiti, Tok&Stok, Lojas Marisa, a cantora gospel Paola Santana, entre outras marcas, apostaram nas ações ao vivo para atrair seus possíveis compradores, ávidos para aproveitar as promoções.
A plataforma de e-commerce Dafiti, focada em roupas infantis, calçados, roupas esportivas e moda feminina, por exemplo, realizou quatro lives na última Black Friday “e atingiu uma frequência bastante consistente”.
Antes, entre os meses de setembro e novembro, foram 12 transmissões “valendo como um ‘esquenta’ para a famosa última sexta-feira de novembro”.
Em termos de resultados, a marca “viu crescer em 90% o envolvimento do público ao longo de 2021, refletindo especialmente nas metas de vendas atribuídas às lives e cupons utilizados nas mesmas, que cresceram em mais de 72% no período”.
O setor de móveis e home decor também aderiu bem ao sistema de lives durante o final de novembro.
No caso da Tok&Stok, o atrativo foi com uma figura já conhecida, o arquiteto e consultor de experiência e consumo da marca, Maurício Arruda: “O impulsionamento via canais de vendas deu um super resultado na estratégia de negócios, que contou com promoções agressivas.”