Ligações de telefone móvel para a central 135 gratuitas

A Central de atendimento foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone. 

Foi publicado no Diário Oficial o edital para contratação de empresa que viabilizará a gratuidade das ligações feitas para a Central 135 oriundas de telefone móvel.

Hoje, são gratuitas apenas as ligações feitas por telefone fixo. Quem liga para o 135 usando um celular, paga o preço de uma ligação local. A intenção é que essas ligações também sejam gratuitas.

O valor máximo estimado da contratação é R$ 43 milhões para um contrato de 12 meses, mas espera-se que este valor seja reduzido durante a licitação.

Além disso, conforme previsto no edital, o INSS pagará apenas o que realmente for utilizado na franquia contratada. A abertura da licitação está prevista para acontecer no dia 16 de novembro.

A medida deve atingir 172 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE. À época, estimou-se que cerca de 81% da população brasileira acima dos 10 anos de idade possuía um telefone móvel.

A previsão é que o novo serviço gratuito seja disponibilizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, dependendo da conclusão da licitação e instalação da infraestrutura necessária pela empresa vencedora do certame.

A Central de atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone.

Atualmente, conta com três unidades em funcionamento: Salvador, Caruaru e Recife, reunindo mais de 5.600 colaboradores entre profissionais contratados e servidores do INSS.

Até setembro de 2022, já foram atendidas mais de 30 milhões de chamadas.