Itaú Unibanco reforça a segurança em transações via Pix
Nova função alerta clientes, por meio de mensagens contextualizadas no próprio aplicativo do banco, quando operações forem consideradas fora do padrão ou suspeitas.
O Itaú Unibanco ampliou suas funcionalidades relacionadas ao Pix para torná-lo ainda mais seguro para os seus clientes.
Agora, o aplicativo do banco envia diferentes tipos de alertas para notificar imediatamente os clientes sobre transações suspeitas, exibindo avisos contextualizados na tela do usuário.
Isso permite que o cliente verifique e, se necessário, opte por não concluir a transferência Pix, caso identifique que se trata de tentativa de golpe ou fique em dúvidas sobre o favorecido /destino do valor.
Essa camada adicional de proteção é capaz de identificar atividades incomuns e enviar alertas imediatos e personalizados para diferentes tipos de tentativas de golpes, como vendas ou investimentos falsos, QR Codes fraudulentos, pedidos de dinheiro em nome de terceiros, entre outras, segundo refere o Itaú Unibanco.
A iniciativa é mais uma ferramenta disponibilizada pelo Itaú para proteção dos seus clientes, em um momento em que o Pix se consolida como o meio de pagamentos mais popular do Brasil, de acordo com dados da Agência Brasil.
Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco, destaca que os novos alertas estão alinhados com o compromisso do banco em inovar e oferecer soluções financeiras cada vez mais seguras, protegendo os clientes de ameaças externas: “Embora o Pix tenha trazido agilidade e praticidade aos pagamentos, também trouxe novos desafios em termos de segurança.”
Dados do Banco Central mostram que 2,5 milhões de ‘golpes do Pix’ foram registrados no Brasil em 2023.
“Essa funcionalidade representa mais um investimento do banco para apoiar os clientes a identificar e se prevenir contra golpes, uma vez que a comunicação e a conscientização são ferramentas poderosas na luta contra esse tipo de crime”, afirmou ainda o executivo.