Categories: Data-Storage

Inteligência artificial já é parte do dia a dia de 74% das MPMEs brasileiras

Líderes de micro, pequenas e médias empresas de diversos setores da economia passaram a olhar com mais atenção para tecnologias de inteligência artificial (IA) no último ano, revela estudo encomendado pela Microsoft para a Edelman Comunicação.

O levantamento traça um panorama de como as MPMEs estão vivendo as transformações digitais e qual papel a IA está desempenhando em seus negócios.

74% das entrevistadas afirmaram que estão usando a IA sempre ou muitas vezes, sendo que 90% delas busca adotar essa tecnologia atualmente.

O levantamento anual está em sua 4ª edição e, este ano, lançou o olhar para IA buscando tendências, desafios e oportunidades desse universo em constante evolução.

Os dados confirmaram a IA como a grande tendência em tecnologia do momento, independentemente do tamanho da empresa.

No geral, as MPMEs “estão progredindo bastante em seu no uso”; 59% disseram que avançaram na adoção da tecnologia, proporção que é maior em empresas do ramo de tecnologia, como as de telecomunicações, que se destacaram neste indicador com 85% respondendo que progrediram “bastante” ou “muito” na adoção de IA.

Quando a comparação é entre as empresas que são “nativas digitais” e “não nativas digitais”, o progresso na adoção de IA é ainda maior, 84% das nativas digitais afirmaram que já estão usando a tecnologia. Nesta comparação, 78% dos líderes das empresas nativas digitais disseram que têm a inteligência artificial como prioridade na empresa, contra 53% das não nativas digitais.

Em relação aos investimentos, 47% das empresas disseram que estão investindo em IA, em 2022 essa porcentagem era de apenas 27%.

Em 2023, a inteligência artificial perdeu apenas para as tecnologias de armazenamento de nuvem, que recebeu investimento de 56% das MPMEs, contra 45% do ano anterior.

“Para que as empresas possam aproveitar os benefícios da IA, é necessário que suas aplicações estejam na nuvem, como mostram os dados na priorização desses investimentos. Além disso, ainda que algumas empresas já usassem IA, a tecnologia estava aplicada para questões específicas, como atendimento ao cliente, por exemplo”, afirma a executiva da Microsoft Brasil.

O Copilot é o aplicativo da Microsoft que usa IA generativa e modelos de linguagem ampla (LLM) para ajudar os usuários no desempenho de tarefas complexas como: desenvolver um texto, criar apresentações e resumir caixa de entrada de e-mails e reuniões.

A solução está disponível para as principais produtos e serviços Microsoft, desde o bate-papo com IA no Bing, que está mudando a forma como as pessoas pesquisam na Internet até o Microsoft 365 Copilot, GitHub Copilot X, Dynamics 365 Copilot, Copilot no Microsoft Viva e Microsoft Security Co-piloto.

Além de IA e Nuvem, entre 2022 e 2023, algumas prioridades de investimento mudaram para as MPMEs, 47% das empresas disseram estar investindo em hardwares (notebooks e outros periféricos), contra 53% no ano anterior.

Já em relação aos softwares de colaboração virtual, enquanto 34% declaravam estar dando atenção ao tema no ano anterior, em 2023, esta porcentagem subiu para 44%. As empresas também estão mais atentas à segurança cibernética, em 2022, 39% das empresas disseram investir em soluções nessa frente, em 2023, esse dado passou para 43%.

Em 2023 subiu para 74% o número de MPMEs que passaram a usar inteligência artificial, contra 61% no ano anterior.  Já entre os que, no momento, ainda não investem em IA, 19% disseram que pretendem começar investir em 2024. Segundo Andrea Cerqueira, esses dados mostram um o aumento da maturidade digital das MPMEs.

No geral, 89% dos líderes e 78% dos funcionários estão otimistas e veem um impacto positivo da IA nos negócios e no seu trabalho.

Neste contexto, 84% das empresas estão incentivando os funcionários a usarem IA. Para quase metade das empresas (47%) a aquisição e adoção de tecnologias é uma prioridade quando se trata de inteligência artificial, já 40% também buscam desenvolvimento de soluções próprias e a otimização de dados para inteligência comercial.

Claudia Sargento

Recent Posts

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

21 horas ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

21 horas ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

1 dia ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

2 dias ago

Black Friday: os cuidados indispensáveis para comprar e vender na internet

A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…

2 dias ago

Delfia investe em Universidade Corporativa

Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…

2 dias ago