Insights de dados precisam de conexão com a segurança cibernética
Líderes empresariais não veem a ligação entre a segurança digital e a percepção de dados.
Muitos líderes empresariais não veem a ligação entre a segurança digital e a percepção de dados, embora reconheçam que uma segurança eficaz pode acelerar a digitalização.
A conclusão está em uma pesquisa encomendada pela Trend Micro à Sapio Research sobre este setor.
Para Jon Clay, vice-presidente de inteligência de ameaças da Trend Micro, “insights orientados por dados são cada vez mais decisivos para o crescimento sustentável dos negócios. Mas, a menos que esses dados estejam devidamente protegidos, tais iniciativas serão construídas sobre areia”.
Assim sendo, “é hora de os líderes de negócios reconhecerem a importância da segurança para os planos de crescimento e de os CISOs apresentarem argumentos mais convincentes”, disse ainda o mesmo responsável.
As entrevistas da Trend Micro com tomadores de decisão de negócios globais mostraram que diante de um cenário macroeconômico e geopolítico incerto, 61% das organizações concordam que há uma necessidade urgente de diversificar os fluxos de receita.
Revelaram, ainda, que 68% acreditam que o acesso aos dados será fundamental para desbloquear essas novas fontes de renda. Para a grande maioria (91%), o melhor uso dos dados também é uma alternativa para reduzir os custos.
A análise de dados e ferramentas preditivas podem garantir maior agilidade aos negócios, ajudando as organizações a anteciparem tendências de mercado, executarem cenários de previsão financeira e muito mais.
No entanto, diz o estudo que mais de um terço dos líderes de negócios ouvidos declarou não entender a conexão entre segurança cibernética e insights de dados.
Além disso: 48% não relacionam a segurança com a geração de novos fluxos de receita e 55% não veem o potencial de redução de custos.
“Também é preocupante o fato de mais da metade dos entrevistados ter afirmado que as políticas e processos de segurança atuais de sua empresa criam silos de informação”.
Isso pode prejudicar ativamente os projetos de insights de dados e reforça a necessidade de abordagens de segurança mais conjuntas e baseadas em plataformas.
Embora alguns líderes empresariais ainda não estejam convencidos, quase dois terços acreditam que a política de segurança pode aumentar a velocidade da digitalização.
A pesquisa também revelou evidências de amadurecimento da postura de segurança. Quase três quartos dos tomadores de decisão de TI entrevistados disseram que a organização rastreia e relata os níveis de risco cibernético, com um terço reportando isso à diretoria como medida de risco de negócio.
Outros 79% garantiram que sua empresa tem um Programa de Melhoria Cibernética para ajudar a atingir as metas de transformação digital.
A pesquisa ouviu, ao todo, 2.718 líderes de decisão de negócios em empresas com 250+ funcionários em 25 países.