Imagine Cup 2023 já tem vencedores
A equipa TAWI do Quênia foi eleita campeã mundial, ganhando um prêmio de US$ 100.000 e uma sessão de mentoria com o presidente e CEO da Microsoft.
A equipa TAWI do Quênia foi eleita campeã mundial na competição Imagine Cup 2023, organizada pela Microsoft.
A equipe ganhou um prêmio de US$ 100.000, uma sessão de mentoria com o presidente e CEO da Microsoft, Satya Nadella, e teve ainda acesso ao nível 2 do Microsoft for Startups Founders Hub.
Esses prêmios ajudarão a tornar o sonho destes alunos em uma realidade à medida que levam sua solução para um novo momento, depois da Imagine Cup.
TAWI é uma solução acessível que ajuda crianças com Distúrbio de Processamento Auditivo (DPA) a enfrentar desafios de comunicação.
Aproveitando a tecnologia de reconhecimento de fala em tempo real, a TAWI reduz o ruído de fundo, melhora a qualidade da fala e converte fala em texto, tudo adaptado às necessidades específicas de cada criança.
Com fones de ouvido, smartphone e o uso de IA para a conversão de fala em texto e áudio, o aplicativo consegue reduzir o ruído em ambientes barulhentos para que o usuário possa ouvir o locutor com clareza e se concentrar no que ele está dizendo.
Além disso, o usuário poderá ler o que está sendo falado com texto, tudo isso ocorrendo em tempo real.
A equipe entrou na competição Imagine Cup porque queria colocar em pauta um tema educacional envolvendo crianças com DPA, já que um dos membros da equipe tem um irmão com DPA e todos testemunharam em primeira mão as dificuldades dele.
“Estamos muito entusiasmados com o impacto que o projeto TAWI pode ter na vida de crianças com DPA. Acreditamos que o aplicativo TAWI, que usa amplificação e reconhecimento de fala em tempo real, pode mudar o jogo para essas vidas ao facilitar a participação delas em ambientes sociais e educacionais. Nossa esperança é que o projeto TAWI se torne amplamente disponível e ajude a atender a uma necessidade crítica da comunidade”, afirma Muna Said, da equipe TAWI.
Recorde que a Imagine Cup é organizada pela Microsoft anualmente, desde 2003, e trata-se de uma competição anual de tecnologia para estudantes de todo o mundo. Os jovens se unem para ultrapassar os limites do que é possível e trazer soluções inovadoras para desafios globais.
Com equipes de diversas origens e culturas, a competição deste ano “alcançou um nível sem precedentes de habilidades e criatividade e redefiniu os limites da inovação tecnológica”, diz a Microsoft.
A jornada começou com dezenas de milhares de mentes jovens e, após meses de intensa competição, finalmente chegou à etapa final.