IBM lança seus computadores quânticos mais avançados
Serviços Qiskit da IBM, Algorithmiq, Qedma, QunaSys, Q-CTRL e Multiverse Computing expandem o desempenho e simplificam a forma como os algoritmos de próxima geração podem ser construídos.
A IBM anunciou avanços de hardware e software quânticos para executar algoritmos complexos em computadores quânticos IBM com níveis recordes de escala, velocidade e precisão.
O IBM Quantum Heron, o processador quântico de melhor desempenho da empresa até o momento e disponível nos data centers quânticos globais da IBM, agora pode aproveitar o Qiskit para executar com precisão certas classes de circuitos quânticos com até 5.000 operações de porta de dois qubits.
Os usuários agora podem utilizar esses recursos para expandir explorações com o uso de computadores quânticos e abordar problemas científicos em materiais, química, ciências biológicas, física de altas energias e muito mais.
As melhorias combinadas entre o IBM Heron e o Qiskit podem executar certos circuitos quânticos Ising espelhados de até 5 mil portas, o que é quase o dobro do número executado com precisão na demonstração da IBM em 2023 do quantum utility.
Este trabalho amplia ainda mais o desempenho dos computadores quânticos da empresa além das capacidades dos métodos clássicos de simulação de força bruta.
O experimento de utilidade de 2023, publicado na Nature, demonstrou os resultados de velocidade em termos de tempo de processamento, por ponto de dados, que totalizaram 112 horas.
O mesmo experimento, usando os mesmos pontos de dados, foi executado no mais recente processador IBM Heron e pode ser concluído em 2,2 horas, o que é 50 vezes mais rápido.
A IBM evoluiu ainda mais o Qiskit para o software quântico de melhor desempenho do mundo, permitindo que os desenvolvedores construam circuitos quânticos complexos com mais facilidade, estabilidade, precisão e velocidade.
“Avanços em nosso hardware e Qiskit estão permitindo que nossos usuários criem novos algoritmos nos quais recursos avançados de supercomputação quântica e clássica podem ser unidos para combinar seus respectivos pontos fortes”, disse Jay Gambetta, vice-presidente de IBM Quantum.