Categories: Inovação

IBM e Museu Catavento lançam exposição sobre IA

A IBM e o Museu Catavento anunciam um projeto em conjunto para democratizar o conhecimento sobre inteligência artificial (IA).

A exposição Ensinando Robôs tem o propósito de introduzir conceitos de IA para os visitantes do museu – famílias e estudantes de 9 a 14 anos – de forma interativa e lúdica, mostrando na prática como funciona o aprendizado das máquinas e a importância do ser humano nesse processo.

A iniciativa foi criada por IBM Research no Brasil, em colaboração com o Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, onde a exposição permanece por longa duração.

A ideia central da exposição Ensinando Robôs é fazer com que crianças e adultos compreendam que os sistemas de IA, que hoje já fazem parte do dia a dia da sociedade, “são construídos por pessoas e baseados no conhecimento humano”.

Além da exposição, a IBM e o Catavento criaram o kit educativo IA EDU, disponível de forma virtual e gratuita pelo programa IBM SkillsBuild, para facilitar o ensino desses e outros conceitos básicos de IA em escolas.

“A democratização do conhecimento em tecnologia é uma peça-chave para que a população compreenda melhor os avanços tecnológicos e as pessoas estejam preparadas para resolver os desafios da sociedade”, afirma Claudio Pinhanez, cientista da IBM Research.

“A formação em habilidades relacionadas à tecnologia é fundamental para termos profissionais preparados para os trabalhos do futuro. Na IBM, temos um compromisso histórico com o desenvolvimento de talentos e o plano de capacitar globalmente 30 milhões de pessoas até 2030”, comenta Flávia Freitas, Líder de Responsabilidade Social Corporativa para IBM América Latina e Brasil.

“IA, inteligência artificial, será instrumento de grandes melhorias na qualidade de vida dos seres humanos”, refere Sérgio Freitas, Presidente do Conselho de Administração da Organização Social Catavento Cultural e Educacional, responsável por gerir o Museu Catavento.

*Foto: Núcleo Audiovisual/Museu Catavento

Claudia Sargento

Recent Posts

CRMBonus confia à Delfia a segurança e blindagem de seu aplicativo de cashback

App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…

4 horas ago

NICE é escolha dos clientes em Contact Center as a Service

Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…

6 horas ago

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

1 dia ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

1 dia ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

2 dias ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

2 dias ago