Categories: CloudData Center

IBM Consulting cria Centro de Excelência para IA generativa

A IBM Consulting, área de consultoria da IBM, criou um Centro de Excelência (CoE) para IA generativa.

O objetivo é ajudar a acelerar as transformações de negócios das empresas, alavancando o recém-anunciado IBM watsonx, assim como a tecnologia do ecossistema de parceiros da IBM.

O CoE está inserido na prática global existente de IA e Automatização, que inclui 21 mil consultores de dados e IA, que realizaram mais de 40 mil interações com clientes.

Por sua vez, este centro já conta com mais de mil consultores especializados em IA generativa em todo o mundo, que estão interagindo com diversos clientes para impulsionar a produtividade nas operações de TI e nos principais processos comerciais.

A IA generativa progrediu rapidamente para além da experimentação; as empresas estão adotando-a para melhorar o atendimento ao cliente, aproveitar novas oportunidade de mercado e mais funcionalidades.

Um estudo global recente do IBM Institute for Business Value constatou que as organizações estão utilizando AI generativa em finanças (34%), recursos humanos (41%), cadeia de suprimentos (45%), marketing e vendas (40%), atendimento ao cliente (57%) e serviços de TI e tecnologia (63%).

“A IA generativa pode ajudar as organizações a transformar seus processos de missão crítica para gerar um valor comercial, sob uma abordagem eticamente responsável”, explica Marco Kalil, líder de IBM Consulting no Brasil.

O CoE aproveita o stack completo da tecnologia de IA generativa, incluindo modelos fundamentais e mais de 50 aceleradores clássicos de aprendizado de máquina específicos do setor, projetados para ajudar os clientes a aumentar a produtividade e impulsionar a inovação.

Também usará o kit de ferramentas da IBM chamado ‘AI advisor’ para melhorar as operações internas e a entrega aos clientes. Além disso, o CoE desenvolverá novas soluções e ativos com clientes e parceiros, aproveitando o portfólio de inovações de IA generativa de IBM Research.

Com o IBM Garage for Generative AI, os consultores da IBM aplicam um método colaborativo  para ajudar os clientes a acelerar a inovação na categoria emergente de modelos de base para IA generativa.

Da mesma forma que se estabelece negócio de serviços de nuvem híbrida com base na plataforma Red Hat OpenShift, a IBM Consulting pretende ser a principal fornecedora de serviços de consultoria para IBM watsonx  – a plataforma para IA e dados, projetada para permitir que as empresas aumentem e aceleram o impacto de IA mais avançada “com dados confiáveis”.

Claudia Sargento

Recent Posts

Microsoft e IDC destacam potencial transformador da IA no setor público brasileiro

Estudo revela como a adoção da IA pode revolucionar a eficiência e a qualidade dos…

19 horas ago

Segurança no ambiente de colaboração e mensageria exige atenção especial

E-mails e ferramentas de colaboração corporativa estão entre os principais vetores de ataques cibernéticos.

20 horas ago

Grupo Stefanini anuncia investimento de R$ 2 bilhões em M&A até 2027

Expectativa da empresa é encerrar 2024 com um faturamento próximo de R$ 8 bilhões, impulsionado…

4 dias ago

NICE assegura lançamento de CXone Mpower SmartSpeak

Solução oferece comunicação multilíngue em tempo real para vendas e suporte globais.

4 dias ago

Lenovo planeja expansão de fábricas

O lucro líquido da empresa atingiu US$ 359 milhões, em comparação com as estimativas dos…

5 dias ago

TCU aprova acordo tratado entre Telefônica Brasil e Anatel

Foi ainda determinado, pelo TCU, a necessidade de aumentar o percentual de investimentos direcionados à…

5 dias ago