IBM apresenta o próximo capítulo do watsonx

O InstructLab é uma técnica de alinhamento de modelos de IA para trazer contribuições da comunidade de código aberto diretamente para LLMs.

Em sua conferência anual THINK, a IBM anunciou várias das novas atualizações de sua plataforma watsonx um ano após sua introdução, bem como os próximos recursos de automação e dados projetados para tornar a inteligência artificial (IA) mais aberta, econômica e flexível para as empresas.

Durante seu discurso de abertura, o CEO Arvind Krishna compartilhou os planos da empresa de investir, construir e contribuir para a comunidade de IA de código aberto como parte central da estratégia da IBM.

“Acreditamos fortemente em trazer inovação aberta para a IA. Queremos usar o poder do código aberto para fazer com a IA o que foi feito com sucesso com Linux e OpenShift”, disse Krishna.

“Para que qualquer tecnologia ganhe velocidade e se torne onipresente, é preciso equilibrar três coisas: competição, inovação e segurança. O código aberto é uma ótima maneira de alcançar os três”, acrescentou ainda.

Para expandir seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a IBM abriu uma das famílias de código aberto “mais avançadas e de melhor desempenho de sua linguagem e modelos de código Granite”.

Ao abrir esses modelos, a IBM está convidando clientes, desenvolvedores e especialistas globais para aproveitar esses pontos fortes e expandir os limites do que a IA pode alcançar em ambientes corporativos.

Disponível sob licenças Apache 2.0 no Hugging Face e GitHub, os modelos Granite de código aberto se destacam por seu processo de desenvolvimento, qualidade, transparência e eficiência.

A IBM e a Red Hat também lançaram recentemente o InstructLab, uma abordagem para promover a verdadeira inovação de código aberto em torno dos LLMs.

A metodologia do InstructLab permite o desenvolvimento contínuo de modelos base por meio de contribuições incrementais constantes, assim como o desenvolvimento de software funciona em código aberto há décadas.