Categories: FinançasNegócios

IA generativa em destaque na 25ª Conferência Santander

Jorge Iglesias, CEO da Topaz, participou do painel “Impacto da IA no setor financeiro”, que iniciou as discussões da 25ª Conferência Santander em São Paulo, encontro que debateu os assuntos mais importantes do futuro do mercado financeiro.

Junto à Iglesias, Carlos TK Netto, fundador da Matera; Joaquim Campos, vice-presidente de tecnologia da IBM; e Luis Bittencourt, CIO do Santander Brasil, discutiram, com a moderação de Henrique Navarro, Head de Bancos e Não Bancos para o Santander, sobre os avanços recentes da IA, como, por exemplo, a IA generativa acelerando a produtividade e transformando os negócios no mercado financeiro e na sociedade como um todo.

Durante o painel, Jorge Iglesias destacou a importância das práticas sobre ressignificação de profissionais, aptos para lidar com o uso de ferramentas de IA: “80% da companhia, tanto Topaz, quanto Grupo Stefanini, fizeram treinamento e capacitação para uso da tecnologia e de sua aplicação. Além disso, trabalhamos uma comunicação transparente sobre os benefícios que a IA deve trazer para o dia a dia e o trabalho diário, com participação ativa, envolvendo os colaboradores desde o início do processo de implementação, solicitando feedback e sugestões, além de incentivos à adoção e reconhecimento dos profissionais que conseguiram dar o passo à frente para que a IA pudesse ser aplicada no dia a dia e de forma eficaz.”

Outras questões foram discutidas entre os convidados, como a jornada transformadora que os bancos têm mergulhado, impulsionada pela inteligência artificial generativa.

“Bancos e fintechs já estiveram envolvidos em engenharia e industrialização e têm capturado, há anos, muitos ganhos em IA. Os modelos generativos são um novo campo”, disse Luis Bittencourt, CIO do Santander Brasil.

Carlos TK Netto, fundador da Matera, avaliou a produtividade que a IA generativa entrega ao setor financeiro.

Para Joaquim Campos, vice-presidente de tecnologia da IBM, a demanda por esse tipo de tecnologia aumentou de maneira significativa.

“Tenho percebido nos casos de uso que grande parte deles está relacionado com a interação direta com o cliente quando falamos de IA tradicional, ou, num modelo indireto, para suportar o profissional em respostas e mais conhecimento para atender melhor”, referiu Campos que também detalhou que a IA tem sido utilizada na gestão de TI.

“Pesquisa que fizemos ao longo do último ano com 9 mil gestores de mais de mil empresas com representatividade na América Latina e Brasil aponta que houve aceleração da implementação de IA em 67% das empresas nos últimos dois anos”, disse.

As discussões também abordaram sobre como o banco do futuro está comprometido com uma agenda de transformação contínua.

Na visão de Jorge Iglesias, as instituições financeiras brasileiras têm uma pauta de transformação muito forte e uma série de tecnologias emergentes possivelmente estarão presentes no banco do futuro.

A IA é uma tecnologia emergente e não há volta. Ela vai ajudar no nosso dia a dia, como planejamento financeiro e investimentos; há também a tecnologia blockchain e de contratos inteligentes, que vai se estabelecer de forma transparente e sem o uso de intermediários. A computação quântica tem potencial maior de resolver cada vez mais problemas complexos e de forma mais rápida, o que pode ter impacto nos riscos”, sublinhou.

O CEO da Topaz citou alguns exemplos das finanças embutidas, que são transações financeiras customizadas utilizando a inteligência artificial: as plataformas de e-commerce que oferecem opções de financiamento diretamente no checkout; aplicativos de transporte que oferecem seguros de viagem e opções de pagamento integradas em seus aplicativos; imobiliárias virtuais, que oferecem financiamentos para reformas; o varejo, com lojas físicas e digitais que oferecem carteiras digitais para facilitar o pagamento de forma rápida e segura; além de postos de gasolina e pedágio, que estão no dia a dia do consumidor.

Claudia Sargento

Recent Posts

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

19 horas ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

19 horas ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

1 dia ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

2 dias ago

Black Friday: os cuidados indispensáveis para comprar e vender na internet

A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…

2 dias ago

Delfia investe em Universidade Corporativa

Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…

2 dias ago