Até 2025, estima-se que a criação global de dados atinja impressionantes 180 zettabytes. Essa explosão de dados apresenta enormes oportunidades para as empresas mais bem preparadas para aproveitá-la.
Não basta simplesmente coletar e armazenar grandes volumes de dados. Para se tornarem verdadeiramente data-driven, as empresas precisam acessar, controlar e usar dados de forma transparente e segura. Por isso, a agilidade do gerenciamento de dados tornou-se uma prioridade de missão crítica para as organizações.
É nesse contexto que o conceito Data Fabric de arquitetura de informação vem se impondo. Mais que uma combinação de tecnologias tradicionais e contemporâneas, essa arquitetura permite a integração, de ponta a ponta, de diferentes pipelines de dados e plataformas de nuvem, por meio de sistemas inteligentes e automatizados. As equipes de gerenciamento de dados estão aproveitando-a para unificar seus sistemas de dados, incorporar governança, melhorar as medidas de segurança e privacidade e aumentar o acesso aos dados.