Hub Hackers do Bem traz inovações em cibersegurança
Alunos do projeto Hackers do Bem terão cursos e atividades especiais no novo espaço tecnológico.
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criou o Hub Hackers do Bem, um espaço virtual destinado a empresas e interessados em conhecer e contribuir com o avanço da segurança digital nacional.
O lançamento do ambiente ocorreu durante o FórumRNP 2024, em Brasília.
Segundo a organização, a iniciativa tem o objetivo de fortalecer o ecossistema de cibersegurança no Brasil, reunindo desde especialistas e empresas a curiosos sobre o assunto em um espaço aberto para o compartilhamento de informações, networking e capacitação técnica.
“Qualquer pessoa pode acessar o ambiente do site. O hub vai ser um local para realmente ter uma interação e fazer com que essa comunidade que estamos formando seja autossustentável e autônoma”, explica o coordenador do Hub Hackers do Bem, Cristian Gonzáles.
O hub ainda promoverá eventos, cursos e fóruns, visando solidificar a defesa do país contra ameaças cibernéticas, e conectará empresas e profissionais em oportunidades de emprego.
O espaço servirá em especial para os alunos do programa Hackers do Bem, lançado no fim do ano passado e que tem o objetivo de capacitar profissionais de cibersegurança no país.
Desde seu lançamento, em 2023, mais de 100 mil pessoas já se inscreveram no projeto.
“Com o hub, a ideia é potencializar a formação dos alunos com cursos adicionais e atividades específicas para os alunos. Ou seja, nós queremos que eles saiam do programa com uma enorme bagagem e a ideia é fazer com que esses alunos se especializem cada vez mais”, finaliza González.
A iniciativa do hub foi desenvolvido em parceria com a Cisco, por meio de acordo de cooperação técnico e científico em 2023, e a Rustcon.