Honda e IBM exploram pesquisa de tecnologias em veículos
O acordo descreve a intenção de pesquisar e desenvolver soluções para desafios emergentes relacionados ao desempenho de processamento, consumo de energia e complexidade no design.
A IBM e Honda Motor anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) que descreve a intenção de colaborar em longo prazo com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de computação de ponta necessárias para superar os desafios relacionados à capacidade de processamento, consumo de energia e complexidade no design para a criação de veículos definidos por software (SDVs) do futuro.
Espera-se que a aplicação de tecnologias de inteligência artificial (IA) acelere significativamente em 2030 e vá além, criando novas oportunidades para o desenvolvimento de veículos definidos por software.
A Honda e a IBM prevêem que os SDVs aumentarão drasticamente a complexidade no design, o desempenho do processamento e o consumo de energia correspondente aos semicondutores em comparação aos produtos de mobilidade convencionais.
Para resolver os desafios previstos e alcançar veículos definidos por software altamente competitivos, é fundamental desenvolver capacidades independentes em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de computação da próxima geração.
Com base neste entendimento, as duas empresas começaram a considerar oportunidades conjuntas de P&D a longo prazo.
Em particular, o MOU descreve áreas de possível investigação conjunta em tecnologias especializadas de semicondutores, tais como computação inspirada no cérebro e tecnologias de chips, “com o objetivo de melhorar drasticamente o desempenho do processamento e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo de energia”.
A otimização conjunta de hardware e software é importante para garantir um alto desempenho e rápido lançamento no mercado.
Para alcançar esses benefícios e gerenciar a complexidade no design de futuros SDVs, as duas empresas também planejam explorar soluções de software abertas e flexíveis.
Por meio desta colaboração, ambas as companhias se esforçarão para criar veículos definidos por software que apresentem desempenho computacional e economia de energia de alcance mundial.