HCosta passa a ter visibilidade de suas aplicações e banco de dados

Time da Delfia define novo projeto de visualização no ambiente de TI e acompanhamento de serviços em tempo real, que permite a prevenção e redução de incidentes.

Delfia anunciou os resultados de mais um projeto junto à empresa de advocacia e recuperadora de crédito HCosta.

Com a missão de evoluir a área de tecnologia para ter visibilidade dos serviços e aplicações de TI, Alan Colombo Cosin, CIO da HCosta, enfrentava questões como degradação de serviços no banco de dados e uma estrutura complexa com sistemas legados e ilhas de processamento que impactavam nos resultados do negócio.

Descobrir mais rápido os problemas em toda a infraestrutura de TI e trabalhar de maneira proativa era um dos desejos da HCosta e o time da Delfia veio ao encontro dessa necessidade e implementou o Datadog, uma plataforma unificada de visualização de aplicações e infraestrutura, que se mostrou eficaz por ser intuitiva, rápida, fácil de usar e de reunir todas as informações da HCosta num lugar só.

“O Datadog é uma ferramenta de observabilidade, uma solução proposta pela curadoria da Delfia para entender o que estava acontecendo no ecossistema de sistemas da HCosta, com a intenção de dar contexto, alinhando as estratégias de negócio e tecnologia de forma 100% correlacionada”, diz Alex Camargo, CTO da Delfia.

Alan Cosin buscava um software para auxiliar os sistemas de TI, que fosse preditivo em relação à indisponibilidade, latência de serviços e visibilidade de toda infraestrutura.

“Quando acontecia uma falha, como por exemplo, uma interferência de um equipamento, falta de manutenção no banco de dados ou um processo de deploy com bugs na parte de aplicação, acabávamos tendo um timing alto para identificar a causa e conseguir dar um diagnóstico ou uma ação para resolver essas questões”, explica Alan Cosin, CIO da HCosta.

Assim, a HCosta apostou na observabilidade das aplicações com a curadoria da Delfia, que criou funções, conectadas com os KPIs, no qual a equipe poderia monitorar o core da companhia.

Durante o rápido período de POV, em uma noite, o time da recuperadora de crédito instrumentou tudo o que precisavam no ambiente de TI.

“A ferramenta foi alimentada com o “motor principal” da operação, como a parte de produção, geração de boleto e acordo e a parte judicial e blindamos o ambiente. Com isso, conseguimos ter visão do que conversa com o quê, o que depende do que”, diz Alan, da HCosta.

Com as aplicações já no Datadog, o time da Delfia personalizou o ambiente de TI da HCosta, mostrando como operar a ferramenta e qual caminho seguir em uma análise de crise, dentre outras questões.

Os curadores da Delfia entregaram um projeto de visibilidade de todos os servidores do ambiente, com a criação de um dashboard para cada aplicação.

Para Alan, a Delfia, fez um trabalho importante de mapeamento de todo o ambiente e de execução dos projetos, apoiando na estruturação e definindo os indicadores, como organizar e operar os painéis para ter essa visibilidade.

Dentre os principais benefícios alcançados com a curadoria da Delfia no uso da ferramenta estão a redução de incidentes em 55%, construção das estruturas de KPIs, entender melhor o ambiente e revisitar as arquiteturas e modernizá-las, ter planos de ações de forma evolutiva do ecossistema digital e das aplicações.