Há mais ataques direcionados a dispositivos IoT

Em média, todas as semanas 54% das empresas sofrem de tentativas de ataques cibernéticos contra dispositivos IoT.

Os dispositivos IoT estão sendo mais utilizados e com isso também um aumento de ciberataques a eles direcionados, nos últimos anos, utilizando várias vulnerabilidades exploráveis.

Dados da Check Point Research, dos primeiros dois meses de 2023, estão dando conta que se verificou um aumento de 41% no número médio de ataques semanais por organização, direcionados a esses dispositivos, na comparação com 2022.

Algo que está contribuindo para esse aumento “é a rápida transformação digital que ocorreu em vários setores, tais como a educação e os cuidados de saúde, durante a pandemia”, segundo indica o estudo.

Essa transformação, suportada na necessidade de continuidade dos negócios, “ocorreu frequentemente sem a devida consideração das medidas de segurança, deixando as vulnerabilidades ativas”.

Assim, nos primeiros 2 meses de 2023, quase todas as semanas, em média 54% das organizações foram visadas por essas tentativas de ataque, com uma média de quase 60 ataques por organização por semana direcionados a dispositivos IoT – 41% acima dos valores de 2022 e mais do triplo do número de ataques de há 2 anos.

Essa tendência foi observada em todas as regiões e sectores. A Europa é a que sofre o maior número de ataques contra dispositivos IoT, “com uma média de quase 70 ataques deste tipo por organização por semana”, seguida pela região da Ásia-Pacífico, com 64, a América Latina, com 48, a América do Norte, com 37 (e o maior aumento a partir de 2022, com 58%) e África com 34 ciberataques semanais de IoT por organização.