Grupo Stefanini auxilia no desenvolvimento de modelos de valor ESG
O intuito é cocriar de forma flexível e ágil para enfrentar os desafios de negócio de maneira criativa e alinhada às questões ambientais.
Com o intuito de se adaptar às necessidades de mercado e dos clientes, o Grupo Stefanini desenvolveu soluções, aceleradores e serviços voltados para geração de um modelo de valor focado em governança ambiental, social e corporativa (ESG) e em valor compartilhado.
Levando em consideração o momento das empresas, que estão se pautando cada vez mais em políticas de governança com o objetivo de trazer retornos ambientais e sociais, a Stefanini uniu seus conhecimentos em busca de insights que levem ao design de estratégias e iniciativas personalizadas de transformação e inovação para seus clientes, alinhadas a esses princípios.
“Assim como foi necessária uma mudança de mindset para o início da transformação digital nas empresas, agora é preciso que ocorra o mesmo para a adesão às práticas de ESG. Nós estamos dispostos a oferecer soluções criativas para as empresas que buscam o Grupo Stefanini com o propósito de inovar e se alinhar às tendências de futuro”, explica Mary Ballesta, diretora global de Inovação do Grupo Stefanini.
A criação de valor compartilhado acontece a partir do desenvolvimento de um modelo de atuação que tem como núcleo a inovação.
Um exemplo de prática alinhada ao ESG é a invenção de um novo fim para as sobras dos materiais que são utilizados nos processos de produção de um item ou serviço.
“Ser sustentável e trazer mais resultados com a inovação é o objetivo. E para tornar esse processo possível, temos equipes focadas nas necessidades de cada cliente, traçando um plano personalizado de estratégias, que esteja alinhado às práticas de ESG, garantindo lucro para a empresa e mudanças sociais e ambientais significativas”, diz a diretora de inovação.
O Grupo Stefanini passa a trabalhar em três frentes para que as empresas possam tornar realidade essa nova lógica. Inicialmente, na de desenhar estratégias e definir métricas, baseadas nas especificidades de cada cliente; em seguida, na criação de um design da nova jornada, estipulando o formato dos novos processos, de que maneira podem ser aplicados e quais resultados serão capazes de atingir e, por último, na transformação cultural, na qual implementa as iniciativas e desenvolve um programa de engajamento.
“Alguns cases recentes impactaram significativamente as métricas de sustentabilidade por meio da aplicação de Advanced Analytics nos processos produtivos. Em um deles, por exemplo, uma indústria siderúrgica conseguiu reduzir a variabilidade do processo e melhorar a eficiência operacional em 8%, além de reduzir a emissão de poluentes em 5%”, comenta Gustavo Brito, diretor global de Digital Industry do Grupo Stefanini.