Detentor das marcas Microlins, Prepara Cursos e Ensina Mais Turma da Mônica, o Grupo MoveEdu realizou um estudo e implantou um serviço com inteligência artificial que desempenha um papel significativo no atendimento aos interessados em abrir uma franquia, oferecendo suporte em diversas etapas do processo, desde o primeiro contato até a tomada de decisão.
O projeto foi lançado neste ano e visa aumentar em até 30% o agendamento de reuniões estratégicas com investidores que desejam abrir o próprio negócio no segmento educacional.
A ferramenta ainda auxilia na análise do perfil do candidato, para verificar se há uma sinergia com as redes de ensino.
Em janeiro deste ano, a Zendesk divulgou um relatório anual de tendências focadas na experiência do consumidor, que mostra que 70% dos líderes reveem completamente a jornada do cliente a partir do uso da inteligência artificial.
Explorando esta tendência, após lançar um curso de IA para quem deseja ampliar seus conhecimentos, o Grupo MoveEdu investe em projetos internos da franqueadora utilizando este recurso.
“Começamos implantando Inteligência Artificial no departamento de expansão. Por meio de um parceiro de IAgents, fizemos um SDR digital para o primeiro atendimento com pessoas que desejam abrir uma franquia de uma das três marcas. Assim, a cada potencial franqueado que chega em nosso CRM, esse IAgent treinado faz o primeiro filtro, além de tirar as dúvidas iniciais do investidor e levantar alguns dados sobre o seu interesse”, explica o presidente do Grupo MoveEdu.
Rogério Gabriel adianta ainda que “depois, tais informações são enviadas para um funil do CRM, que salva um resumo da conversa e compartilha com um dos consultores da franqueadora, para entrar em contato imediatamente com o investidor”.
Para melhorar a assertividade, com a autorização dos interessados, as reuniões de expansão são gravadas, para que seja possível coletar mais dados que podem gerar insights, sugestões de abordagem e auxiliar no treinamento de novos consultores.
Ainda segundo Rogério Gabriel, a Inteligência Artificial chega para melhorar processos operacionais, diminuir erros e aumentar os resultados e a velocidade no atendimento sem perder a qualidade.
Essa iniciativa “é primordial para a automação de atividades repetitivas”. Neste caso, tarefas manuais, como o processamento de dados, preenchimento de relatórios ou atendimento ao cliente, podem ser automatizadas com IA, “liberando tempo para que os consultores foquem em projetos mais estratégicos”.
Outro benefício está ligado à análise de grandes volumes de dados em tempo real, gerando percepções que auxiliam na tomada de decisões mais precisas.
A IA também é utilizada em assistentes virtuais para o atendimento ao cliente, por meio dos já amplamente conhecidos chatbots, que podem responder rapidamente a perguntas frequentes sobre o modelo de negócios, taxas de franquia, processos de adesão e requisitos para se tornar um franqueado.
“Como estamos colhendo resultados positivos, estamos no processo de criação de mais dois IAgents, com o mesmo princípio adotado na área de expansão. Porém, a diferença é que iremos atrelar a nossa lead machine, ou seja, ao CRM das escolas”, finaliza o presidente do Grupo MoveEdu.
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