GRU Airport desenvolve solução de billing com o SAP BTP

A GRU Airport, um dos maiores aeroportos do mundo, desenvolveu uma nova solução de billing utilizando o SAP Business Technology Platform (SAP BTP).

O aplicativo automatiza diversos processos, eliminando lançamentos manuais e reduzindo o tempo de fechamento contábil.

Além disso, a solução integra-se de forma nativa ao SAP ECC, sistema de gestão utilizado pela concessionária que administra o aeroporto.

Na área de Controladoria, os lançamentos manuais no sistema de gestão foram eliminados, o tempo de processamento de novas tarifas foi reduzido e a experiência dos usuários “melhorou consideravelmente”.

“Nosso fechamento quinzenal, que antes levava dois dias, agora é concluído em 30 minutos. O faturamento diário dos clientes, que antes ocorria no dia seguinte, agora leva apenas 10 minutos, e essas duas operações, que antes não podiam ser realizadas simultaneamente, hoje podem”, explica Marcus Rosa, CFO da GRU Airport.

Rosa destaca ainda o aumento na precisão das informações e a redução dos custos operacionais e afirma que a solução trouxe mais independência para os clientes, que agora podem acessar o portal para consultar suas tarifas e emitir boletos.

Além disso, a robustez da plataforma está preparada para futuras expansões: “Hoje temos flexibilidade para definir novas regras de negócio, aumentamos nossa produtividade, não somos mais reféns de um único fornecedor e conseguimos simplificar o ambiente.”

A área de TI também se beneficiou. Adriano Vieira Guimarães, CIO da empresa, ressalta que sua equipe agora conta com análise de dados em tempo real, em um sistema online e 100% integrado ao SAP ECC.

“Hoje, mais de 90% da nossa tarifação é automática, sem depender de ação humana. Conseguimos customizar a solução utilizando a camada do SAP BTP e o banco de dados SAP HANA Cloud”, explica.

Frente às restrições de cada cenário, as equipes de TI e controladoria buscaram um modelo que combinasse robustez, integração nativa com SAP e desenvolvimento interno.

“Optamos por uma plataforma baseada no SAP ECC e no SAP BRM, criando tudo que precisávamos utilizando o SAP BTP e atendendo 100% dos nossos requisitos”, comenta Guimarães.

O modelo conecta toda a parte de internet utilizando o Cloud Foundry, com conectividade interna baseada em on-premise. O novo portal também foi desenvolvido internamente com SAP BTP, incluindo integração de single sign-on sincronizada com a nuvem, garantindo comunicação eficiente para os usuários.

Rosa lembra que o projeto foi dividido em fases. Na primeira, todos os processos funcionais e técnicos foram migrados “as is” para o novo sistema, com o detalhamento de regras e a inclusão de novas especificações funcionais.

As fases seguintes incluíram testes unitários e integrados, treinamento da equipe de tarifação e faturamento, webinars para os clientes e, por fim, a operação assistida.

“Essas fases trouxeram uma série de desafios, como a dedicação parcial da equipe, a integração com sistemas operacionais e da Receita, e a garantia das funcionalidades do sistema antigo, ao mesmo tempo em que implementávamos melhorias”, recorda o CIO, destacando também o desenvolvimento de um portal moderno para os clientes e a redução do impacto na operação durante o go-live.

Claudia Sargento

Recent Posts

Brasil e Portugal fortalecem a cooperação em CT&I

MCTI participou da 14ª Cimeira Luso-Brasileira e assinou memorando de entendimento com o ministério da…

12 horas ago

Telecom compra Telefónica da Argentina

A Telefónica Móviles de Argentina vinha prestando serviços de telecomunicação fixa, móvel e de valor…

19 horas ago

Nvidia prevê receita acima das estimativas

As ações da marca subiam cerca de 1% nas negociações pós-mercado, após fecharem em alta…

1 dia ago

Bloqueio do Rumble

As maiores prestadoras de serviço móvel confirmaram terem implementado o bloqueio que continuará sendo monitorada…

2 dias ago

Dell apresenta headset wireless com IA

Trata-se de modelo que assegura cancelamento de ruído auxiliado por inteligência artificial e que já…

2 dias ago

Como o mercado de trabalho pode se adequar ao letramento digital

Cada vez mais a alfabetização digital é uma necessidade essencial para a força de trabalho…

2 dias ago