Governo do Ceará inicia capacitação de mais de 7 mil jovens
Programas Residência em TIC e C-Jovem têm o objetivo de formar jovens para atuarem no mercado de novas tecnologias.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Governo do Ceará, iniciou a qualificação de 4.600 jovens pelos programas Residência em TIC e C-Jovem.
Na sede do Palácio da Abolição, em Fortaleza, foi realizada a aula magna da qualificação com participação do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, instituições parceiras e estudantes beneficiados.
A iniciativa conta com investimento de R$ 34 milhões, captados por meio da Lei de Informática.
Neste primeiro ciclo, em julho, foram ofertadas 4.600 vagas, e as demais estarão disponíveis em 2025, totalizando 7.400.
O programa tem o objetivo de formar milhares de jovens cearenses para atuarem no mercado de novas tecnologias por meio de capacitação técnica e de habilidades sociais, englobando lógica, inglês, empreendedorismo e inovação, projeto de vida, comunicação e relacionamento interpessoal.
Representando a ministra Luciana Santos, o secretário Inácio Arruda afirmou que o projeto vai manter os jovens talentos no próprio estado e ressaltou que o Ceará tem capacidade de desenvolver um grande centro de formação tecnológica: “É um investimento de R$ 34 milhões do governo federal com a contrapartida do estado, que é a mais importante, que são os monitores, os professores das escolas, do Instituto Federal, das universidades, que vão permitir espalhar o programa.”
O governador Elmano de Freitas elencou as iniciativas voltadas à formação da juventude, ampliação do ensino superior e a instalação de um campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no estado.
Com o projeto, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve suprir sua necessidade de profissionais, de maneira a impactar a qualidade de vida dos profissionais e gerar novas oportunidades para jovens que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública ou privada do estado, ou recém-regressos.
Durante o programa, os alunos irão realizar cursos de Infraestrutura de Redes 5G, Programação IOS e Computação em Nuvem, ministrado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e Trilha de Ciências de Dados e Trilha de Full Stack, ministrado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pelo Instituto Atlântico.