GEQ reforça cultura orientada a dados e adota RISE with SAP
O ERP é a primeira solução SAP no grupo, que adquiriu a oferta RISE with SAP para dar suporte a todo o seu processo de modernização.
O Grupo Edson Queiroz (GEQ), holding multisetorial controladora da Nacional Gás, Minalba Brasil, Esmaltec e Sistema Verdes Mares (SVM), adota o SAP S/4HANA para conduzir toda a mobilização e transformação dos processos por meio da tecnologia e criação de uma cultura orientada a dados para agilizar a tomada de decisão.
A iniciativa do GEQ em adotar um ERP “mais moderno e robusto” traz uma nova forma de trabalhar, e segue as premissas de integração e padronização da gestão nas quatro companhias.
O ERP é a primeira solução SAP no grupo, que adquiriu a oferta RISE with SAP para dar suporte a toda essa modernização.
“Após o trabalho de fundamentação técnica de análises e requisitos, a opção pelo SAP S/4HANA se mostrou como a mais atual, moderna e preparada. Queremos aperfeiçoar a gestão de recursos, eliminar processos e ganhar produtividade, com uma visão centralizada e analítica de todo o grupo, trazendo melhor experiência para o usuário”, conta Elber dos Reis, diretor de Tecnologia da Informação do GEQ.
A escolha pela SAP seguiu um processo de decisão detalhado, no qual foram mapeados mais de 5700 requisitos da realidade dos negócios do grupo, para conferir a aderência em relação aos sistemas de gestão disponíveis do mercado.
O indicador de 95% de aderência ao SAP determinou a tomada de decisão, além da expertise da SAP em todas as indústrias.
“É um projeto de alta magnitude, com as particularidades de serem quatro empresas distintas, com aspectos geográficos consideráveis e grande capilaridade. O GEQ apostou na governança e na estruturação em nuvem para exponenciar seus negócios, tendo como meta uma implementação com customização mínima e padronização máxima do ERP em nuvem”, disse Rodrigo Susaki, vice-presidente de RISE with SAP e SAP S/4HANA da SAP Brasil.
As soluções SAP adotadas permitem ampla integração, com SAP S/4HANA apoiando os processos financeiro e contábil – incluindo o módulo de Oil & Gas que permite a gestão ponta a ponta da distribuição de gás –, SAP Transportation Management na distribuição dos produtos eletrodomésticos e bebidas, e SAP Business Technology Platform possibilitando a integração de diversas aplicações e serviços.
Para Elber dos Reis, a maior complexidade da migração está na missão de harmonizar processos, que geram impactos significativos no negócio.
Para isso, a companhia trabalhou na construção de uma governança exclusiva para a gestão do projeto, com total independência e seguindo o conceito de startup, com organograma e políticas próprios.
O início oficial do projeto de implementação faseada está programado para julho de 2024.
“Nosso grande objetivo não é apenas a implementação do software, mas sim toda a mobilização e transformação dos processos de negócios por meio da tecnologia SAP, sem ruptura operacional e com todo o grupo pronto para utilizar o sistema”, finaliza Elber dos Reis.