FNDCT tem plano de investimento aprovado

O Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) aprovou o Plano Anual de Investimento (PAI) do fundo para 2024.

Serão investidos R$ 12,7 bilhões em recursos não reembolsáveis e reembolsáveis no decorrer deste ano em 10 programas estruturantes e mobilizadores.

Na abertura da reunião, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ressaltou a importância dos recursos do FNDCT para ajudar o Brasil a enfrentar os desafios nacionais e oferecer produtos, serviços e soluções para a população.

“O Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia precisa ganhar cada vez mais robustez. Damos passos neste caminho com a capacidade de articulação e esforço de convergência das instituições que participam deste conselho diretor”, afirmou.

Durante o encontro foi apresentado um balanço dos investimentos realizados com recursos do FNCT em 2023 e os previstas para 2024, divididos em recursos não reembolsáveis e reembolsáveis.

O Plano Anual de Investimento está estruturado em 10 programas estratégicos, com diversas ações que receberão investimentos principalmente por meio de chamadas públicas da Finep e CNPq, vinculados ao MCTI.

Durante o encontro, o Conselho Diretor referendou a continuidade dos programas que tiveram início em 2023, garantiu a alocação de recursos do fundo para 2024 e programou para o segundo semestre a revisão desses programas para os próximos anos, a partir da demanda qualificada apresentada nas várias chamadas.

Além disso, foi apresentada uma projeção de recursos que deverão ser arrecadados pelo fundo no período 2025-2028.

“Foi uma discussão muito rica, cooperativa e convergente, com várias ideias propostas e levantadas. Além da aprovação do Plano Anual de Investimentos, houve uma grande convergência entre todos os representantes do Conselho Diretor em relação aos próximos passos que devemos tomar”, apontou o secretário executivo do MCTI, Luis Fernandes, que conduziu a reunião.

Também participaram do encontro o presidente da Finep, Celso Pansera, o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, e os demais integrantes do colegiado, de forma presencial e virtual.

Claudia Sargento

Recent Posts

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

17 horas ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

18 horas ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

1 dia ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

2 dias ago

Black Friday: os cuidados indispensáveis para comprar e vender na internet

A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…

2 dias ago

Delfia investe em Universidade Corporativa

Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…

2 dias ago