Festo adota solução SAP Concur
Digitalização dos processos levou a ganhos de agilidade, melhor visibilidade das despesas e facilidade na auditoria de documentos.
A Festo Brasil possui atuação em todo o território brasileiro, com consultores de venda direta em todos os estados, o que torna as viagens corporativas um meio essencial para obter novos clientes e fechar bons negócios.
Com inúmeros e frequentes deslocamentos de funcionários, a gestão dessas viagens “sempre foi uma atividade relevante”.
No entanto, a companhia enfrentava problemas nos processos manuais de produção e de aprovação de relatórios: “Quando os relatórios chegavam, por meio de planilhas, formulários e comprovantes físicos, o processo de compilação das informações era muito moroso. Levávamos muito tempo para reembolsar os funcionários, devido às aprovações dos gestores e validação dos comprovantes”, lembra Luzinete Silva, gerente contábil da Festo Brasil.
A Festo escolheu assim a SAP Concur para aperfeiçoar seu controle das viagens corporativas “com agilidade, automação e confiabilidade”.
“Os colaboradores utilizam a solução pelo aplicativo, no celular ou computador, e o sistema gera estatísticas, armazena histórico de relatórios e todos os dados são arquivados na ferramenta, com segurança no processo de aprovações e de auditoria”, completa Luzinete.
Com a redução do número de viagens devido à pandemia, a empresa iniciou o processo de implantação da plataforma no Brasil em junho de 2020, com a função Expense.
Em paralelo, outros países da América Latina também fizeram a adoção – primeiro na Argentina e, mais recentemente, no Peru, Colômbia e Chile.
Após seis meses de uso do sistema SAP Concur, a Festo Brasil eliminou o trabalho manual e os atrasos nos reembolsos que, em alguns casos, levavam em média 30 dias para chegar ao colaborador.
“O grande ganho foi a possibilidade de parametrizar a política da empresa na íntegra dentro do sistema SAP Concur. Outra evolução foi a implantação do cartão de crédito corporativo, desejo antigo dos colaboradores, que, até então, era um tabu, e com a plataforma se tornou realidade, graças à integração com os bancos”, finaliza Luzinete.