FEBRABAN TECH 2024 debate o potencial da personalização
Relação entre instituições financeiras e clientes se torna cada vez mais personalizada graças ao avanço da tecnologia e consolidação do Open Finance no Brasil.
Educar e orientar os clientes para a escolha do melhor produto ou serviço segundo suas necessidades torna-se mais essencial em um cenário crescente de novos players, novas tecnologias e projetos de inovação de serviços financeiros.
Por isso, o FEBRABAN TECH 2024, evento de tecnologia e inovação no setor financeiro, que acontece no Transamerica Expo Center, em São Paulo, terá uma trilha totalmente dedicada ao tema – “Open Finance, Pix… Brasil molda cenário financeiro global”.
Pesquisa da consultoria norte-americana Forrester revela que 42% dos clientes bancários acreditam que as ofertas de produtos são mais valiosas quando adaptadas ao seu perfil; 38% asseguram que os bancos deveriam facilitar a descoberta de produtos financeiros e 31% gostariam que seus bancos fossem mais proativos no fornecimento de informações relevantes.
Nessa corrida, o Open Finance tem se mostrado um fator-chave para a aceleração da oferta de serviços financeiros personalizados.
No Brasil, os bancos associados à Febraban investiram R$ 2 bilhões em três anos de operação do Open Finance no Brasil.
Além do mais, o número de consentimentos passou de 21 milhões, em janeiro de 2023, para 42 milhões em janeiro de 2024, um crescimento de 100%, de acordo com dados da Febraban.
O ecossistema invisível de serviços financeiros disponíveis em todo lugar, integrado e hiperpersonalizado vem ganhando mais profundidade com o uso de tecnologias de banking as a service, embedded banking e marketplaces.
Em uma realidade em que praticamente 8 em cada 10 transações bancárias no Brasil são realizadas em canais digitais, concentrar o máximo de serviços em um único local facilita a relação com o cliente.
Ao capturar um volume gigante de dados com o uso de inteligência artificial, o banco tem acesso a um verdadeiro mapa da mina, que, se bem trabalhado, pode resultar na oferta de produtos e serviços hiperpersonalizados.
Atualmente, os bancos brasileiros investem cerca de R$ 40 bilhões em tecnologia para levar serviços financeiros a todos os cantos, ampliando a inclusão financeira.
Isso traz um potencial de impactos positivos sobre diversos segmentos, como os voltados às micro/pequenas empresas e à economia social (de incentivo a empreendedores e pequenos negócios).