Categories: economiaInovação

FCamara procura impulsionar inovação em grandes empresas

A FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que transforma a adoção de jornadas digitais em valor para os negócios, anunciou sua nova “Jornada de Transformação Innovation”.

O foco são empresas de diversos níveis de maturidade em inovação que buscam aumentar a competitividade, seja por meio da modernização da operação, exploração de novos mercados, criação de produtos, serviços ou modelos de negócios.

A pesquisa Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr) da Fundação Dom Cabral e PwC, publicada em 2023, apresentou um panorama sobre os principais desafios das instituições brasileiras no processo de inovação.

O primeiro, apontado por 55% dos entrevistados, é a falta de estrutura e cultura, seguido pela falta de experiência em projetos digitais, com 28%.

O terceiro trata-se da falta de visão de um modelo de negócios, indicada por 21% dos respondentes. Enquanto, 20% têm aversão ao risco.

Com isso, Romulo Perini, líder da frente de inovação do ecossistema FCamara, sócio e CEO da Play Studio, uma empresa do grupo, explica que a “Jornada de Transformação Innovation é fundamentada em três pilares: Estratégia, Execução e Alavancas de Inovação. Sendo a primeira parte o momento de traçar um diagnóstico preciso de toda a operação, incluindo desafios, mercado de atuação, alocação de investimentos e todas as oportunidades que podem ser aproveitadas com a inovação. É neste momento que são avaliadas também as tendências tecnológicas que melhor vão solucionar os problemas da companhia”.

Já na segunda fase, “inicia-se a implementação da estratégia traçada”, o que já inclui a viabilização do projeto com testes e liberação do MVP.

Nesta etapa entra o processo de escalonar a inovação e de acompanhar a adesão e os resultados, possibilitando a aprendizagem também.

Como o objetivo dessa jornada é garantir que a inovação continue no DNA das companhias, na terceira fase a FCamara apoia no desenvolvimento da governança e infraestrutura de inovação, com regras, KPIs, treinamentos e metodologias ágeis.

“Essa abordagem pode ser utilizada para atuar na resolução de problemas estratégicos ou operacionais, conforme as necessidades de cada organização”, afirma Perini.

Claudia Sargento

Recent Posts

IA generativa em destaque na 25ª Conferência Santander

Debate sobre “Impacto da IA no setor financeiro” aborda a transformação das instituições de finanças…

2 dias ago

Marco Stefanini homenageado no Prêmio Aproxima Portugal – Brasil

O Prémio, concedido desde 2000, celebra personalidades que contribuem de maneira significativa para estreitar os…

2 dias ago

SAP realiza seu primeiro Torneio de Inovação no Brasil

Os projetos foram desenvolvidos com consultoria e orientação de especialistas da SAP e de renomadas…

3 dias ago

IBM escolhe projetos de incentivo em 2024

O processo de inscrição e seleção é feito por meio de uma plataforma, onde as…

3 dias ago

Como reinventar as jornadas dos clientes utilizando tecnologias digitais e Inteligência Artificial

O CX dos sonhos é, sim, uma realidade possível, mas exige mudança de cultura dentro…

3 dias ago

Trend Micro bloqueia 76 bilhões de ameaças no primeiro semestre do ano

O Brasil foi o segundo país mais atacado por ransomware, em junho, com 16,7% das…

3 dias ago