Categories: EmpregoGestão

Faltam profissionais de tecnologia no Brasil

Ainda que vários milhares de profissionais cheguem no mercado de tecnologia todos os anos, a verdade é que ainda existe uma escassez de pessoas para trabalhar no setor, que só aumentará com o passar dos anos.

A conclusão está no relatório “Panorama de talentos em tecnologia”, da Google for Startups, realizado com apoio da Abstartups e da Box 1824.

O contexto, que é global, afeta todos os agentes do ecossistema de inovação, desde as empresas tradicionais até as startups.

Mas quais fatores motivaram, ao longo dos anos, a existência desse cenário?

O estudo da Google mapeia atentamente os principais desafios que estão relacionados à escassez destes profissionais na área.

Para as startups, o desafio na contratação desses profissionais é ainda maior: 92% das startups que foram ouvidas pelo estudo acreditam que faltam profissionais de tecnologia no Brasil.

A concorrência com grandes empresas nacionais e internacionais torna a competição por talentos qualificados mais acirrada.

Menos atraentes e com menor potencial de retenção de profissionais, as startups entendem que um dos principais efeitos dessa lacuna de talentos é o atraso no crescimento de seus negócios, o que, em um universo competitivo como o de inovação, “pode ser uma questão de sobrevivência”.

Quando falamos em um gap de talentos, fala-se de várias lacunas que, em conjunto, resultam em um grande déficit. Por essa razão, entender a raiz das principais questões que o permeiam, e não apenas as suas consequências, é essencial para trabalhar em soluções assertivas, acredita a Google.

Além de detalhar a questão da falta expressiva de profissionais qualificados para atender à crescente demanda, o estudo destaca outros dois desafios presentes no mercado de tecnologia: a senioridade desses profissionais e a homogeneidade de talentos do setor.

Claudia Sargento

Recent Posts

CRMBonus confia à Delfia a segurança e blindagem de seu aplicativo de cashback

App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…

2 dias ago

NICE é escolha dos clientes em Contact Center as a Service

Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…

2 dias ago

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

3 dias ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

3 dias ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

3 dias ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

4 dias ago