Todos os 5.570 municípios brasileiros estão aptos a receber a tecnologia 5G standalone,que permite ao usuário obter os melhores benefícios da quinta geração do serviço móvel pessoal e implementar aplicações importantes para a indústria, o comércio, a agricultura e a área da saúde, por exemplo.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram na semana passada a conclusão da liberação da faixa de 3,5 GHz com 14 meses de antecedência em relação ao prazo previsto no cronograma original.
Esta realização viabiliza a ativação da tecnologia 5G standalone, “um marco importante para a expansão da infraestrutura digital do país e para a conectividade de qualidade em áreas urbanas e rurais, conforme o cronograma de implementação das operadoras”, refere a Anatel.
A limpeza da faixa de 3,5 GHz é parte das obrigações estabelecidas no edital do Leilão do 5G, idealizado e conduzido pela Anatel em 2021.
As operadoras vencedoras dos blocos nacionais – Claro, TIM e Vivo – foram responsáveis por criar a EAF, entidade administrativa que atua na operação de limpeza da faixa de 3,5 GHz, na implementação de seis infovias no leito dos rios da Amazônia e na implementação das Redes Privativas e Seguras do Governo Federal.
Para que a liberação da faixa de 3,5 GHz fosse possível, era necessário atuar em duas frentes: mitigação de interferências e desocupação das estações satelitais profissionais (FSS), e migração da TVRO – mudança do sinal de TV transmitido da Banda C para a Banda Ku e instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital nas residências das famílias beneficiárias de Programas Sociais do Governo Federal que já possuem a parabólica tradicional instalada e em funcionamento.
A confirmar-se a manipulação, o TikTok pode vifr a pagar uma multa que vai até…
Diz a avaliação que o Trend Vision One elimina qualquer possibilidade de ocultação por parte…
O SAP Labs Latin America prioriza iniciativas que promovem a saúde mental, a diversidade e…
A Trend é reconhecida pela IDC pela oferta de soluções abrangentes para plataformas em nuvem…
A Suíça também verá a retirada desses modelos mas já a partir do próximo dia…
A FAP faz parte do Residência em TICs, programa do MCTI que já chegou a…