Faixa de 3,5 GHz estará disponível para o 5G em mais 189 municípios

O total de municípios que poderão contar com a quinta geração do serviço móvel chegará a 5.191 a partir da próxima segunda-feira.

A partir do final de setembro, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações nessa faixa em mais 189 municípios.

Com a decisão, serão 5.191 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, onde vivem mais de 204,6 milhões de brasileiros.

O total de municípios que poderão contar com o 5G na faixa de 3,5 GHz chegará a 5.91 a partir da próxima segunda-feira, o que corresponde a aproximadamente 96% da população do Brasil.

Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, o Gaispi disponibiliza painel de dados apresentando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada e, também, o planejamento aprovado pelo Grupo para as próximas liberações.

Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

Com a antecipação desses 189 (cento e oitenta e nove) municípios, o Estado de Minas Gerais está totalmente liberado para a ativação de estações 5G na faixa de 3,5 GHz.

Com essa liberação são 23 UFs (AC, AL, AM, AP, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PI, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO) com todos os municípios liberados.