Categories: CloudVirtualização

Estudo com profissionais de Supply Chain revela investimento em IA

Empresas em todo o mundo estão investindo de forma acelerada em inteligência artificial (IA) para enfrentar os impactos da inflação e a instabilidade comercial em Supply Chain.

No entanto, uma lacuna crescente entre ambição e execução coloca em risco o retorno desses investimentos, segundo o relatório anual “State of Supply Chain 2025: Balancing Inflation, Investment & Innovation”, produzido pela RELEX Solutions.

O estudo, que ouviu mais de 500 profissionais de Supply Chain nos setores de varejo, bens de consumo e atacado em sete países: Austrália, Brasil, França, Alemanha, Nova Zelândia, Reino Unido e Estado Unidos, revela que 60% das empresas estão priorizando investimentos em Inteligência Artificial e automação.

Percebe-se ainda que 44% enfrentam dificuldades para contratar talentos especializados para implementar essas tecnologias e 43% lidam com restrições orçamentárias, enquanto 39% apontam a qualidade dos dados como um entrave para avançar.

Com a inflação pressionando margens e comportamento de consumo, as organizações estão adotando novas abordagens para manter a competitividade e responder às novas exigências do mercado.

Assim sendo, 31% dos varejistas estão otimizando operações e ajustando preços, 59% ampliam seus portfólios de marcas próprias, 70% dos fabricantes de alimentos e bebidas intensificaram os descontos e 40% lançaram produtos com faixas de preço mais acessíveis.

Essas mudanças refletem uma estratégia mais ágil e centrada na relação com o consumidor final, ao mesmo tempo, em que impulsionam a busca por maior eficiência operacional, revela ainda o estudo.

Entre as tecnologias emergentes prioritárias, destacam-se: IA Generativa (59%), IA Preditiva (43%) e soluções nativas na nuvem (34%).

Mesmo com a crescente pressão por transformação digital, a maioria das empresas está alocando apenas entre 5% e 20% de seus orçamentos de tecnologia em soluções baseadas em IA — o que reforça o desafio de equilíbrio entre investimento e retorno.

“Os líderes de cadeias de suprimentos de hoje enfrentam um desafio duplo – precisam inovar por meio da tecnologia enquanto se adaptam às pressões econômicas”, afirmou Madhav Durbha, vice-presidente do Grupo de Estratégia para a Indústria de Manufatura na RELEX Solutions.

Já os dados regionais mostram que o Brasil tem um perfil distinto e ambicioso, com forte direcionamento para canais digitais e eficiência operacional.

Assim sendo, 75% das organizações brasileiras ouvidas pela pesquisa priorizam canais de e-commerce e vendas online, 65% estão focadas em atualizações de sistemas corporativos, 57% priorizam decisões baseadas em dados e análises, 65% planejam investir em IoT e sensores inteligentes e 57% vão apostar em soluções nativas na nuvem.

Por seu lado, 68% destacam a eficiência das operações em loja como essencial para gestão de estoque e demanda, 62% aumentaram estoques de segurança como resposta a riscos logísticos e 100% dos fabricantes de bens de consumo aumentaram os descontos promocionais para enfrentar a concorrência das marcas próprias.

Claudia Sargento

Recent Posts

Oracle apresenta o AI Agent Studio

O Oracle AI Agent Studio capacita os clientes e parceiros das Oracle Fusion Cloud Applications…

36 mins ago

Fintech ACG/PagCorp lança cartão para benefícios flexíveis

71% das empresas no Brasil estão reavaliando seus pacotes de benefícios, sendo que mais de…

5 horas ago

AUTOCOM Summit: lançado projeto de desenvolvimento das MPES

SEBRAE em parceria com a ABES, AFRAC, ASSESPRO e BRAFIP lançaram o Convênio de Cooperação…

9 horas ago

Encontro Futurecom pós-MWC debateu desafios do setor de telecom

O interesse cada vez mais amplificado no país por redes privativas acompanha uma tendência global…

1 dia ago

HartBR está lançando novos módulos de comunicação

Os religadores detectam falhas na rede e abrem circuitos de média tensão, realizando ciclos de…

1 dia ago

Novas ofertas de Azure no Brasil ajudam a ganho de eficiência

Novidades e atualizações de nuvem da Microsoft impulsionam a transformação digital e a proteção de…

1 dia ago