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Estudo Capco analisa impacto da digitalização na inclusão financeira

A inclusão financeira das populações por meio dos sistemas digitais é um dos motores mais importantes para o crescimento da economia e para o bem-estar social.

Essa é uma das conclusões do estudo Financial Inclusion – Evolution and The Digital Push” (Inclusão Digital – Evolução e o Impulso Digital), da Capco.

O levantamento analisou o cenário tecnológico, legal e de ações bancárias dos últimos anos de Brasil e Índia, duas das maiores economias do mundo e emergentes, demonstrando “o papel fundamental da tecnologia e de todo o ecossistema digital na alavancagem das economias dos países”.

Assim sendo, “a inclusão financeira contribui para o bem-estar social e para o crescimento dos negócios, além de ter um impacto significativo para o desenvolvimento geral de populações mais vulneráveis por todo o mundo”, destaca Aline Lemos, consultora de Mercado e Negócios da Capco Brasil e uma das autoras do estudo.

Muitos avanços estão em andamento na inclusão financeira global, mas cerca de um terço dos adultos em todo o mundo – 1,7 bilhão – ainda não possui conta bancária, de acordo com os dados mais recentes da Global Findex.

As fintechs, especialmente, têm “papel fundamental nesse processo”, conforme o levantamento feito por especialistas da Capco Brasil e da Capco Índia.

Houve um incremento exponencial nos últimos anos para que esse acesso ocorresse de forma rápida.

Em 2021, 84% dos adultos no Brasil tinham uma conta bancária para fazer suas transações, o que significa que 16% da população ainda é desbancarizada. Em 2017, o total de desbancarizados no País era de 30%.  Na índia era de 20%.

“As fintechs estão emergindo de maneira forte nos últimos anos no mundo todo, em especial nos dois países analisados, pela combinação de empreendedorismo e tecnologia que têm sido fundamentais para esse processo”, explica Alexandre Bueno, Head do Laboratório de Inovação da Capco Brasil e co-autor do levantamento.

O Brasil teve 1,3 bilhões de transações de pagamento em tempo real realizadas apenas em 2020, o que corresponde a 25% do total do volume de pagamentos – atualmente a penetração dos smartphones atinge 81% da população e 78% das pessoas do país usam a internet.

Já o mobile banking é o principal canal para instituições financeiras desde 2016 no País. De acordo com o Banco Mundial, de 1,3 bilhão de transações bancárias realizadas no Brasil em 2020, 25% foram feitas por meio de dispositivos móveis e bancos online.

A inclusão financeira das populações com o uso da tecnologia possibilita a sua entrada na economia formal, contribui para igualdade de gênero, reduz desigualdade de renda e melhora o desenvolvimento econômico.

O estudo feito pela Capco detectou que entre os maiores desafios mundiais para melhorar o acesso das pessoas ao mercado financeiro e, consequentemente, contribuir para o crescimento das economias estão custo da internet.

Claudia Sargento

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