Categories: Mobilidade

Estudada segurança física e cibernética dos cabos submarinos

O conselheiro diretor Alexandre Freire solicitou a realização de estudos abrangentes sobre a  segurança física e cibernética dos cabos submarinos, por meio de ofício enviado a algumas superintendências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os cabos submarinos são a espinha dorsal do tráfego de dados intercontinental no país, com ligações subaquáticas que transportam 99% do tráfego de telecomunicações  mundial.

O ofício destaca que o desenvolvimento desses estudos é necessário “devido às diversas implicações de segurança associadas à infraestrutura crítica dos cabos submarinos, incluindo a integridade dessas linhas e respectivos dados que transitam por elas”.

Além da possibilidade de  danos causados por eventos naturais, “a ameaça de danos intencionais e maliciosos torna-se ainda mais relevante devido ao crescente volume de dados e dependência do armazenamento em nuvem”.

De acordo com o conselheiro, diante da complexidade e da rápida evolução do cenário tecnológico, torna-se essencial “a implementação desses estudos para garantir a segurança e confiabilidade das redes de telecomunicações no Brasil”.

Além disso, salienta-se que tais ações estão alinhadas com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 9 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da indústria, inovação e infraestrutura e busca construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Alexandre Freire informou ao final que o Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovação Tecnológica (CEADI) e o Comitê de Infraestrutura em Telecomunicações (C-INT) para  auxiliarem na realização dos estudos, caso seja necessário.

Claudia Sargento

Recent Posts

Oracle apresenta o AI Agent Studio

O Oracle AI Agent Studio capacita os clientes e parceiros das Oracle Fusion Cloud Applications…

6 horas ago

Fintech ACG/PagCorp lança cartão para benefícios flexíveis

71% das empresas no Brasil estão reavaliando seus pacotes de benefícios, sendo que mais de…

10 horas ago

AUTOCOM Summit: lançado projeto de desenvolvimento das MPES

SEBRAE em parceria com a ABES, AFRAC, ASSESPRO e BRAFIP lançaram o Convênio de Cooperação…

14 horas ago

Encontro Futurecom pós-MWC debateu desafios do setor de telecom

O interesse cada vez mais amplificado no país por redes privativas acompanha uma tendência global…

1 dia ago

HartBR está lançando novos módulos de comunicação

Os religadores detectam falhas na rede e abrem circuitos de média tensão, realizando ciclos de…

1 dia ago

Novas ofertas de Azure no Brasil ajudam a ganho de eficiência

Novidades e atualizações de nuvem da Microsoft impulsionam a transformação digital e a proteção de…

1 dia ago