Está chegando o 8º Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet no Brasil

As inscrições são gratuitas e com formato imersivo, aulas acontecem de 2 a 8 de julho, em Itapecerica da Serra (SP).

A Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI), iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), está com inscrições abertas para a 8ª turma do seu Curso Intensivo.

Os interessados devem se inscrever na página da EGI. Com carga horária de 50 horas, o curso – que é gratuito – será realizado de 2 a 8 de julho, na cidade de Itapecerica da Serra (SP), no hotel Terras Alta. São apenas 35 vagas.

O curso oferece aos alunos a oportunidade de ampliar conhecimentos sobre temas e desafios relacionados à governança da Internet no Brasil e no mundo, trabalhando a proposição de soluções para questões críticas na área.

“Além de capacitação, nosso intuito é promover interação entre diferentes atores que já atuam nesse ecossistema, nacional e internacionalmente. Queremos aproximar perspectivas distintas, possibilitando debates aprofundados, que influenciarão decisões e consensos em torno dos desafios trazidos pelo avanço do acesso e do uso da Internet pela sociedade”, detalha Hartmut Glaser, secretário executivo do CGI.br e idealizador da EGI.

A programação contará com aulas teóricas, oficinas, debates e atividades desenvolvidas pelos alunos. Durante uma semana, o curso promove uma imersão em assuntos como regulação de plataformas, direitos humanos e diversidade, e educação digital. Serão abordados, ainda, os fundamentos básicos e conceitos técnicos ligados ao funcionamento e história da rede.

Para participar, é preciso ser maior de 18 anos e ter disponibilidade para dedicação integral nas datas do curso, que terá atividades durante todos os períodos do dia.
Uma Comissão de Avaliação examinará três aspectos principais de cada candidatura: análise curricular, conhecimento específico e diversidade dos postulantes, principalmente com relação à região, setores e gênero. A divulgação dos aprovados e da lista de espera ocorrerá entre 22 e 26 de maio.

Realizada desde 2014, a EGI foi inspirada na experiência da Escola de Governança da Internet de Meissen, na Alemanha.