Categories: Mobilidade

Empresas brasileiras mais digitais

As empresas brasileiras estão mais digitais. Um dos indicadores que sinaliza um aumento da digitalização entre as organizações está relacionado à sua presença em redes sociais.

Conforme o estudo, 87% afirmaram possuir perfil ou conta própria, sendo que a plataforma mais utilizada foi o WhatsApp, informada por 72%, proporção que era de 54% em 2019.

O LinkedIn, por sua vez, foi adotado por 15% das empresas em 2019, passando para 23% em 2021.

Os dados fazem parte da 14ª edição da pesquisa TIC Empresas, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Já a porcentagem de empresas que possuem um website passou de 54% em 2019 para 58% em 2021 – sendo esse recurso mais presente nas grandes empresas (89%).

A maior presença online “veio acompanhada por uma preocupação mais nítida com aspectos de segurança na rede”.

Se em 2019, 41% das empresas afirmaram possuir uma política focada em segurança digital, em 2021, a proporção subiu para 50%.

Indicadores da atual edição da pesquisa mostraram que 46% dos pequenos negócios afirmaram adotar política sobre o tema, percentual que foi de 89% nas grandes companhias.

Diz ainda o estudo que a proporção de empresas que usam conexão via fibra óptica avançou de 67% em 2019 para 87% em 2021, atingindo 96% das grandes empresas e 93% das do setor de informação e comunicação.

Esse aumento tem sido observado inclusive nas de pequeno porte: enquanto, em 2017, 46% delas contavam com essa tecnologia, em 2019 a porcentagem já era de 65%, e alcançou 86% em 2021.

“O crescimento da fibra óptica, que permite uma conexão à Internet de melhor qualidade, é uma tendência também verificada em outros estudos realizados pelo Cetic.br|NIC.br. Em contexto de maior presença digital das empresas como o verificado durante a pandemia, ampliou-se a demanda por uma melhor conectividade”, comenta Barbosa.

Claudia Sargento

Recent Posts

CRMBonus confia à Delfia a segurança e blindagem de seu aplicativo de cashback

App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…

9 horas ago

NICE é escolha dos clientes em Contact Center as a Service

Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…

11 horas ago

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

1 dia ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

1 dia ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

2 dias ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

2 dias ago