Empresas brasileiras mais digitais
Cerca de 87% das empresas afirmaram possuir perfil ou conta própria nas redes, sendo que a plataforma mais utilizada foi o WhatsApp.
As empresas brasileiras estão mais digitais. Um dos indicadores que sinaliza um aumento da digitalização entre as organizações está relacionado à sua presença em redes sociais.
Conforme o estudo, 87% afirmaram possuir perfil ou conta própria, sendo que a plataforma mais utilizada foi o WhatsApp, informada por 72%, proporção que era de 54% em 2019.
O LinkedIn, por sua vez, foi adotado por 15% das empresas em 2019, passando para 23% em 2021.
Os dados fazem parte da 14ª edição da pesquisa TIC Empresas, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Já a porcentagem de empresas que possuem um website passou de 54% em 2019 para 58% em 2021 – sendo esse recurso mais presente nas grandes empresas (89%).
A maior presença online “veio acompanhada por uma preocupação mais nítida com aspectos de segurança na rede”.
Se em 2019, 41% das empresas afirmaram possuir uma política focada em segurança digital, em 2021, a proporção subiu para 50%.
Indicadores da atual edição da pesquisa mostraram que 46% dos pequenos negócios afirmaram adotar política sobre o tema, percentual que foi de 89% nas grandes companhias.
Diz ainda o estudo que a proporção de empresas que usam conexão via fibra óptica avançou de 67% em 2019 para 87% em 2021, atingindo 96% das grandes empresas e 93% das do setor de informação e comunicação.
Esse aumento tem sido observado inclusive nas de pequeno porte: enquanto, em 2017, 46% delas contavam com essa tecnologia, em 2019 a porcentagem já era de 65%, e alcançou 86% em 2021.
“O crescimento da fibra óptica, que permite uma conexão à Internet de melhor qualidade, é uma tendência também verificada em outros estudos realizados pelo Cetic.br|NIC.br. Em contexto de maior presença digital das empresas como o verificado durante a pandemia, ampliou-se a demanda por uma melhor conectividade”, comenta Barbosa.