A Domino’s Pizza UK & Ireland Ltd. está otimizando processos, antes feitos em milhares de planilhas, para entregar o produto certo para seus clientes usando inteligência artificial, automação e análise, criando oportunidades positivas para seus colaboradores e as comunidades que atende.
“O planejamento de demanda é saber o que nossos consumidores querem antes mesmo deles saberem. Se estamos fazendo nosso trabalho, sabemos que eles vão querer uma pizza na próxima quinta-feira antes mesmo deles decidirem por isso”, brinca Darren O’Keefe, chefe de inventário da Domino’s Pizza UK & Ireland Ltd.
Em 2022, a rede vendeu mais de 106 milhões de pizzas em mais de 1.300 locais em todo o Reino Unido e na República da Irlanda.
Gerenciar a quantidade de pedidos e recursos necessários para atender à demanda do cliente requer uma sólida orquestração de fornecimento, prevendo também fatores imprevistos, como um jogo de futebol ou uma grande tempestade passando pela Escócia.
Esses eventos externos podem impactar como e quando os consumidores fazem pedidos, e as lojas individuais nem sempre estavam preparadas.
“Obtemos nossos dados de várias fontes, e grande parte é feita em planilhas, o que pode levar a erros humanos e omissões. É difícil lidar com esse nível de complicação”, diz Neil Runchman, gerente de desenvolvimento de sistemas de inventário da Domino’s Pizza UK & Ireland Ltd.
Embora os planejadores de inventário tivessem uma taxa muito alta de precisão em seu planejamento de demanda, a empresa queria possibilitar um ecossistema integrado, automatizado e uma única fonte de verdade.
A peça central para essa missão está no planejamento de demanda, no qual a empresa passou a utilizar a IA para prever as necessidades do cliente.
“Não nos tornamos vítimas de tecnologia na moda, mas sim ouvimos nossos clientes e partes interessadas internas para entender seus objetivos e visões”, explica Sody Kahlon, diretor de Informação e Tecnologia da Domino’s Pizza UK & Ireland Ltd: “Isso nos permite adotar a solução mais relevante para atender às suas necessidades. O campo da IA abriu nossas opções para aumentar ainda mais nossa personalização, aprimorar eficiências internas, derivar conclusões rápidas a partir de insights de dados, melhorar nossas previsões, fortalecer nossa cibersegurança e experimentar inovações.”
As tarefas de planejamento e previsão para lojas no Reino Unido e na Irlanda são responsabilidade de uma pequena equipe de planejadores de demanda experientes e altamente qualificados mas a empresa visava melhorar a precisão e simplificar as operações diárias e, por isso, recorreu à Microsoft em busca de uma solução que unisse o Microsoft Dynamics 365 Supply Chain Management com capacidades de planejamento de demanda.
Já aproveitando as análises incorporadas, integrações inteligentes e escalabilidade no Microsoft Dynamics 365 Finance, a Domino’s queria aproveitar as mesmas vantagens para o planejamento de demanda.
“Quanto mais dados temos, mais precisa é nossa previsão, e quanto mais o usamos, mais eficiente será nossa tomada de decisões, e estaremos em uma posição muito melhor para nossos clientes”, diz O’Keefe.
Usando aprendizado de máquina, o Dynamics 365 com capacidades de planejamento de demanda prevê a demanda com inteligência, identificando tendências que a Domino’s não identificava. A empresa já experimentou “uma melhoria de 72% na precisão usando as capacidades de planejamento de demanda”.
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