Categories: InovaçãoWearable

Dispositivos para lar inteligente vão crescer 13,1%

Entrar em uma plataforma online para programar quando o ar condicionado ou as luzes de sua casa deve ser ligado, verificar se o alarme de segurança está ativado ou até mesmo monitorar a pegada de carbono do consumo energético de sua casa são, Hoje, situações que estão se tornando rapidamente uma realidade em nossas casas conectadas.

O lar inteligente já era uma tendência crescente em todo o mundo antes da pandemia do COVID-19, diz a IDC, e foi impulsionada “pelo aumento da penetração da banda larga, o aumento da renda disponível e a maior conscientização dos consumidores sobre os dispositivos domésticos inteligentes, bem como a economia de custos, a comodidade e a eficiência energética que podem trazer”.

Mas a procura destes dispositivos intensificou-se à medida que as pessoas passavam mais tempo em casa durante os encerramentos forçados e queriam um ambiente de trabalho/estudo mais confortável. De igual modo, ao não sair tanto de suas casas, “as pessoas dispunham de mais renda para melhorar o lar com dispositivos inteligentes”.

Apesar das interrupções nas cadeias de abastecimento causadas pela pandemia, o mercado mundial de dispositivos para casas inteligentes “continuou a crescer 11,7% para um total de 895 milhões de dispositivos distribuídos em 2021”, de acordo com a IDC. A América Latina segue uma tendência similar e viu cerca de 40 milhões de dispositivos Smart Home enviados em 2022, 13,1% a mais do que os 35 milhões de dispositivos de 2021.

“A noção de ‘lar inteligente’ está verdadeiramente no mainstream em muitas partes do mundo agora”, disse Adam Wright, analista sênior de pesquisa para o programa de consumidores de Internet das coisas (IoT) da IDC.

Os dispositivos domésticos inteligentes demonstraram o seu mérito durante a pandemia mundial ao acrescentar um valor significativo à vida das pessoas no lar, como aliviar o isolamento social, melhorar a segurança do lar e oferecer conforto e entretenimento, entre outros benefícios”; disse ainda o mesmo responsável.

Claudia Sargento

Recent Posts

Oracle apresenta o AI Agent Studio

O Oracle AI Agent Studio capacita os clientes e parceiros das Oracle Fusion Cloud Applications…

15 horas ago

Fintech ACG/PagCorp lança cartão para benefícios flexíveis

71% das empresas no Brasil estão reavaliando seus pacotes de benefícios, sendo que mais de…

19 horas ago

AUTOCOM Summit: lançado projeto de desenvolvimento das MPES

SEBRAE em parceria com a ABES, AFRAC, ASSESPRO e BRAFIP lançaram o Convênio de Cooperação…

23 horas ago

Encontro Futurecom pós-MWC debateu desafios do setor de telecom

O interesse cada vez mais amplificado no país por redes privativas acompanha uma tendência global…

2 dias ago

HartBR está lançando novos módulos de comunicação

Os religadores detectam falhas na rede e abrem circuitos de média tensão, realizando ciclos de…

2 dias ago

Novas ofertas de Azure no Brasil ajudam a ganho de eficiência

Novidades e atualizações de nuvem da Microsoft impulsionam a transformação digital e a proteção de…

2 dias ago