Destilaria Fratelli Branca moderniza CRM adotando SAP Sales Cloud
A companhia precisava realizar uma transformação digital para modernizar e automatizar seus processos de CRM.
A Destilaria italiana Fratelli Branca é a criadora do Fernet-Branca, um licor amargo de sabor único e com uma história lendária e que no Brasil está em alta, com a demanda superando a oferta.
Gaston Vega, diretor de TI da Destilaria Fratelli Branca na Argentina, resume o sucesso da marca: “De 2020 a 2023, a Fratelli Branca vem superando o nível de vendas a cada ano – ou seja, a cada ano dos últimos três, foi um recorde.”
Mas com esse sucesso vem a pressão para satisfazer a procura crescente.
Durante muitos anos, a Fratelli Branca na Argentina contou com “ferramentas desatualizadas e métodos manuais demorados para a sua gestão de relacionamento com o cliente (CRM)”.
Para se tornar uma organização de classe mundial voltada para vendas, a companhia precisava realizar uma transformação digital para modernizar e automatizar seus processos de CRM para melhorar a eficiência.
O primeiro passo para a modernização foi garantir que o time interno pudesse dedicar tempo à investigação do mercado tecnológico e à introdução de novas soluções digitais.
Vega, que ingressou recentemente na empresa, após muitos anos na indústria de produtos de consumo, chegou a uma conclusão: “No setor de consumo de massa, estávamos bastante atrasados.”
Chegou a hora de a organização de vendas defender este compromisso com a inovação por meio da transformação digital. A equipe estaria pronta para uma nova forma de trabalhar? Sim, diz o executivo: “Quando levantei a ideia de implementar um CRM, tive o apoio incondicional e absoluto do diretor comercial e de toda a área comercial”.
Com o acordo dos principais stakeholders, o grupo avaliou uma gama de soluções de CRM existentes no mercado.
Escolheram a SAP com base no melhor desempenho, valor e facilidade de integração com o ERP da SAP existente na organização.
“As soluções SAP Customer Experience venceram essa licitação por diversos motivos: primeiro, gostamos mais do aplicativo pelo custo e outros motivos”, diz Vega.
A equipe de vendas participou das sessões de demonstração e fez perguntas detalhadas para obter uma compreensão profunda de como a nova ferramenta aumentaria a produtividade.
“É um aplicativo que eles gostaram muito desde o primeiro momento”, afirma Vega que disse ainda: “Eles acharam que era super ágil, versátil e que iria trazer muitos benefícios. A redução das tarefas manuais e administrativas significou que ganharam tempo produtivo. Isso é um benefício muito grande.”
A SAP Sales Cloud é uma solução de CRM avançada que ajuda organizações voltadas para vendas a maximizar as interações com os clientes e as margens de lucro simultaneamente.
Usando uma abordagem baseada em dados, o aplicativo agiliza uma estratégia abrangente para otimizar vendas, atendimento ao cliente e operações de marketing.
A integração de recursos de IA permite que os representantes de vendas transformem dados em insights acionáveis para melhorar o envolvimento do cliente, impulsionar a retenção de consumidores e, por fim, aumentar as vendas.