Desenvolvedores poderão oferecer transações por NFC
Torna-se possível oferecer transacções por aproximação dentro do app para pagamentos presenciais, chaves do carro, trânsito de circuito fechado, crachás de empresas, entre outros.
A partir do iOS 18.1, desenvolvedores do mundo todo poderão oferecer transações por aproximação por NFC usando o Elemento Seguro dentro do próprio app no iPhone, sem precisar do Apple Pay ou do app Carteira da Apple.
Usando as novas APIs de NFC e Elemento Seguro, desenvolvedores poderão oferecer transações por aproximação dentro do app para pagamentos presenciais, chaves do carro, trânsito de circuito fechado, crachás de empresas, carteiras de estudante, cartões-chave de hotel, programas de fidelidade e ingressos de eventos, além de documentos de identidade no futuro.
A segurança e a privacidade do usuário “são de extrema importância para a Apple”, por isso essa nova solução foi projetada para permitir aos desenvolvedores oferecer uma forma segura de fazer transações por aproximação por NFC dentro dos apps para iOS.
As APIs de NFC e Elemento Seguro usam o Elemento Seguro, um chip certificado padrão da indústria criado para armazenar informações com segurança no aparelho.
A Apple investiu “recursos significativos para projetar uma solução que protege a segurança e a privacidade do usuário” usando diversas tecnologias de hardware e software da Apple durante transações por aproximação, incluindo o Secure Enclave, a autenticação biométrica e os servidores da Apple.
Para fazerem uma transação por aproximação dentro de um app que usa essas APIs, os usuários podem abrir o app diretamente ou defini-lo como o app padrão para esse tipo de transação nos Ajustes do iOS e apertar duas vezes o botão lateral do iPhone para iniciar uma transação.
Para incorporarem essa nova solução nos apps para iPhone, os desenvolvedores precisarão aceitar um acordo comercial com a Apple, solicitar os direitos para usar o NFC e o Elemento Seguro e pagar as taxas associadas.
Isso garante que apenas os desenvolvedores autorizados que atendem a determinados requisitos regulamentares e do setor e se comprometem com os padrões contínuos de segurança e privacidade da Apple possam usar as APIs relevantes.
As APIs de NFC e Elemento Seguro estarão disponíveis para desenvolvedores na Austrália, Brasil, Canadá, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos, além de outros locais no futuro, em um próximo lançamento para desenvolvedores para o iOS 18.1.