Delfia investe em Universidade Corporativa
Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da curadoria de jornadas digitais.
A busca pelo aprimoramento técnico e pessoal vai ao encontro das exigências de um mundo que se transforma muito rápido, estimulando um ciclo constante de aprendizagem para quem quer se destacar e manter-se atualizado em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
O Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023 afirma que, nos próximos cinco anos, haverá redução de 2% do emprego atual (redução líquida de 14 milhões de ocupações), mas também, caminhos para garantir a resiliência, com governos e empresas investindo no apoio à mudança para o trabalho do futuro por meio da educação, da requalificação e de estruturas de apoio social.
Esse movimento, um processo contínuo de aperfeiçoamento e de reciclagem, é um dos objetivos da Universidade Corporativa Delfia (UCD), a universidade corporativa da empresa de curadoria de jornadas digitais que, neste ano, lançou a academia de hard skill após um ano da consolidação da academia de soft skills, inaugurada em 2023, que tem como maior objetivo o desenvolvimento do capital humano e intelectual de seu time com foco na atualização e evolução de seus profissionais em todas as suas vertentes.
“Tivemos um “boom” de procura da academia de hard skill quando foi lançada, há oito meses, pois 80% dos profissionais da empresa são da área técnica”, diz Juliana Motta, Head de RH da Delfia, que está à frente da Universidade Corporativa Delfia, citada na pesquisa da Great Place to Work
São doze cursos divididos em quatro academias e tudo é online, por meio do ambiente virtual chamado AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem): academia de cultura, academia de líderes, academia de negócios e academia tecnológica.
As videoaulas foram gravadas em estúdio com professores que atuam em universidades de primeira linha, mas que também são executivos dessas práticas.
O RH da Delfia calcula que 96% da empresa está cadastrada na plataforma da UCD, totalizando 489 alunos. “
É uma média altíssima. Controlamos mensalmente quais são os colaboradores, de que áreas, quantos acessos, quanto tempo levam para concluir, quantos foram aprovados, quantos foram reprovados, por onde acessam, dentre outros”, avalia Juliana Motta.
O curso de soft skills mais buscado no ranking da UCD é “Controle Emocional”. O segundo mais procurado é o de “Comunicação” e, logo, o de “Etiqueta Corporativa” – este último ganhou uma versão presencial para a área comercial pelo impacto entre os estudantes e até diretores que não estão dentro do público da Universidade, que assistiram, por sua funcionalidade enquanto conteúdo.
Já os de hard skill mais procurados, Juliana Motta relata que há bastante interesse por observabilidade e cibersegurança, tendências de mercado: “São temáticas que estão muito em evidência no universo de TI, além de serem conteúdos que atuamos e ofertamos em forma de serviços.”
A Head de RH revela que uma nova frente será trabalhada na UCD para abraçar um modelo intergeracional, para que colaboradores circulem bem dentro de suas expertises e diferenciais, validando a troca de experiências: “Será um dos eixos que vamos atuar na próxima leva em cursos de soft skills e incluir a interação entre todas as gerações.”